2009/03/17

o irritante vício da esquerda...

... de dizer mal da direita

Eu insisto que não sou de esquerda nem de direita e nem por isso sou incoerente. Aliás, ao contrário de quase toda a gente (que me tenha apercebido) que diz o mesmo, in fact, eu consigo justificar e explicar porquê.

Se há muitos aspectos da "direita" pelos quais só com muita boa vontade e um bom vinho sinto simpatia, há outros quantos que não há simpatia que lhes valha. Já a esquerda tem um estilo com o qual não consigo simpatizar, por muito bom que seja o vinho.

Um deles é a mania que a "esquerda" tem em desdenhar e mesmo insultar a "direita", na linha da elegância do "eu sou do FCPorto e tu és do Benfica, logo só não levas nas fuças porque és maior do que eu". É que raramente me lembro de a "direita" fazer o mesmo. Pode argumentar-se que a direita o faz de outras formas; mas há aqui uma questão de estilo -- talvez mesmo elegância.

É a velha questão de dizer que és um "filho-da-puta" ou dizer "és um filho bastardo da meretriz". Está certo que não muda nada mas isto irrita-me na esquerda.

Sem comentários: