2008/05/11

Dois Motivos para não praticar caridade

1) Barco da Cruz Vermelha com ajuda humanitária para a Birmânia afunda-se.

Um cargueiro com a primeira remessa de ajuda humanitária da Cruz Vermelha para ajudar os sobreviventes do furacão Nargis na Birmânia, afundou-se hoje(...). O barco, que continha alimentos e medicamentos para um milhar de pessoas, embateu num tronco de árvore que estava submerso(...) e começou logo a meter água(...).

A Junta Militar no poder tem ainda dificultado mais este quadro já dramático proibindo as equipas de entrarem no território para distribuir os bens. A embarcação da Cruz Vermelha, que navegou pelo rio durante 12 horas para chegar ás zonas de mais difícil acesso, transportava arroz, água potável, pastilhas para desinfecção de água, depósitos para água, roupas, kits de utensílios para as famílias, sabão, luvas de borracha e máscaras cirúrgicas.

2) Governo da Birmânia distribui doações das organizações internacionais com fitas adesivas onde constam os generais do regime.
A Junta Militar da Birmânia distribuiu hoje mantimentos e bens de primeira necessidade enviados por organizações internacionais, mas embalou as caixas com fitas adesivas onde constavam os nomes dos principais generais do regime.

Os militares, que comandam o país desde 1962, aproveitaram o esforço internacional para fazer propaganda política do governo. A televisão estatal está a divulgar, de forma quase contínua, imagens dos generais, incluindo do líder da Junta Militar, general Than Shwe, a entregarem caixas de mantimentos aos sobreviventes do ciclone Nargis, que no último fim-de-semana devastou o Sul da Birmânia.

(...) Numa dessas caixas, o nome do general Myint Swe, nome proeminente da hierarquia governamental, aparecia em destaque, cobrindo um rótulo mais pequeno onde constava a frase: “Ajuda do governo da Tailândia”.

Sem comentários: