2007/10/08

Petição para devolver o Terreiro do Paço aos Lisboetas


Todos os domingos repete-se uma operação policial faraónica pelas ruas da baixa, para impedir que se circule no Terreiro do Paço. São dezenas de agentes da PSP, que em vez de fazer algo pela ordem, dispersar os "arrumadores" da cidade, ou simplesmente poupar horas extraordinárias ao orçamento da câmara, passam 12 horas de pé a impedir o acesso às necessárias vias de circulação de Lisboa. O resultado para quem se quer movimentar pela cidade são horas de espera para percorrer um troço de 1Km em desvios por ruas sem escoamento. A alegria de esperar dois minutos pelo sinal verde e ver passar um carro. E voltar a esperar.

Se o objectivo era "devolver" a praça aos Lisboetas, o que encontrei foi uma Praça do Comércio sem nenhum Comércio, com o Martinho da Arcada encerrado, sem lojas abertas. Bom, havia umas mesas de vendedores ambulantes que vendiam alguma bijuteria, que pessoalmente classifico de pindérica. Mas fraca afluência, pois com acessos cortados não se acede à praça.

Fartos de passar os domingos encurralados, por desvios absurdos e a buzinar, os autores da petição online pedem apenas para voltar a poder circular normalmente no Terreiro do Paço.

Sem comentários: