2007/10/08

Simplificação

Simplifico a discussão sobre as praxes académicas.

A integridade física e psicológica são direitos protegidos pela nossa lei independentemente do contexto. Tambem independentemente do contexto, um indivíduo maior pode prescindir do direito da sua integridade física ou psicológica. Em outro post foi dado o exemplo da prática do sado-masoquismo.

Podemos argumentar que, como a justiça não funciona, não existe em geral a defesa da integridade física ou psicológica. Porque o problema é este. É que se alguem agredir outrem no meio da rua dificilmente será penalizado. O agredido, em regra, não irá fazer uma queixa à polícia. Não o fará não por razões contratuais com o agressor mas sim porque não acredita na justiça. Será maior o trabalho que o resultado.

Simplificando, o problema é outro. Quando nos concentramos em um contexto da aplicação de leis ou regras que são independentes desse mesmo contexto, implicitamente desvalorizamos a regra geral e sobrevalorizamos o contexto. Complicamos sempre a legislação, que se fosse mais simples, talvez fosse mais aplicável.

Sem comentários: