2007/06/04

Sem nada a acrescentar

Sobre a proposta absolutamente inconcebível do governo de legislar obrigando à suspensão do mandato de autarcas que sejam arguidos e com acusação deduzida:

Qualquer lei que obrigue um autarca (ou outra pessoa eleita) a suspender o seu mandato porque (1) é constituido arguido, (2) é acusado pelo Ministério Público, (3) é pronuciado por um juiz de instrução ou (4) é condenado sem trânsito em julgado da sentença, é uma lei inconstitucional e - pior - é uma lei que viola o princípio da presunção de inocência. Para além disso, ao colocar nos juízes e magistrados um poder que não é suposto terem, é uma lei que põe também em causa o princípio da separação de poderes.

[...]

Justiça e política não podem confundir-se, sob pena de perdermos o pouco que ainda resta das duas.

Eduardo Nogueira Pinto, no 31 da Armada.
Este é mais um passo na judicialização da política. Especialmente grave porque contribui para alimentar a suspeita já existente de que a justiça pode ser politicamente dirigida. Especialmente grave também que o Governo escolha um momento em que estamos em pré-campanha para umas intercalares em Lisboa que, em grande medida, acontecem por um presidente de Câmara ter sido constituído arguido. Especialmente grave, finalmente, é que ninguém se lembre que, uma vez mais, o PS está a legislar - ou a propor legislação - à exacta medida das próprias necessidades ou interesses conjunturais.

Paulo Pinto Mascarenhas, no blog da Revista Atlântico.

5 comentários:

Anónimo disse...

Totalmente de acordo.

Luís Lavoura

Mentat disse...

Caro JLP

O seu silêncio ao meu desafio/provocação é definitivo ou é de ponderação ?
.

JLP disse...

"O seu silêncio ao meu desafio/provocação é definitivo ou é de ponderação ?"

PAra jé é ponderação! :-)

A questão é juridicamente complicada e estou a tentar adquirir informação e ponderar o cenário para ver se vale a pena ir por aí.

Mentat disse...

"A questão é juridicamente complicada..."
Salvo melhor opinião, não é.
Pelo menos a acreditar no que diz no PdoC e no site do IGC.
O pior é... se se descobre mesmo algo...
Tenho cá uma falta de fé nas nossas instituições democráticas...
.

JLP disse...

"Tenho cá uma falta de fé nas nossas instituições democráticas..."

Acho que não está nada sozinho! :-)

De qualquer modo, a situação não é efectivamente simples, uma vez que havendo vontade de mascarar a real posse dos terrenos, não é trivial conseguir descobrir essa informação. É da maneira (e da possibilidade de o fazer) que se vai averiguando.