2007/06/07

Lá como cá, os média têm agenda própria. A diferença está mesmo na noção de liberdade.

A estorinha é muito simples: Os comentários à pergunta "quem ganhou o debate gop?", numa poll promovida pela cnn, estavam a dar maioritariamente Ron Paul.

Vai daí, a cnn retira a página. A notícia vai espalhando via net.

E algum pessoal vai-se queixando fortemente.

O ticker team da cnn promove um artigo sobre o phenomenon "Ron Paul".

Funny isn't it?

11 comentários:

Anónimo disse...

Bem, a estes fenómenos costuma chamar-se spam ou trolling, não media bias.

Cirilo Marinho disse...

Exactamente. Aliás tem sido essa a explicação usual para o "fenómeno".

É totalmente impensável que no meio de acesso à informação mais livre e democratizado, a mensagem de Ron Paul possa estar a colher alguma simpatia.

Que eu tenha visto, já vamos pra cima de 30 online polls. É o que se pode chamar spam altamente profissionalizado.

Ricardo G. Francisco disse...

Dá vontade de lhe dar dinheiro para a campanha, não dá?

Anónimo disse...

Qual mensagem, já agora?

Eu conheço e aprecio Ron Paul já há uns aninhos, mas começo a ficar nauseado pela bigotry dos Ronbots.

Anónimo disse...

"Dá vontade de lhe dar dinheiro para a campanha, não dá?"

Não deve valer a pena. Com tantos apoiantes, certamente que tem os bolsos recheados.

Para quem acredite mesmo nisto, existem vários sites e posts que têm conduzido straw polls sobre as primárias republicanas e publicado vários posts a denunciar os métodos da "Paul Machine".

O resultado final disto vai ser o Ron Paul perder o lugar de congressista, o que é pena...

Ricardo G. Francisco disse...

Caro HO,

A mim dá mesmo vontade por causa das posições. E compreendo que posições do tipo das que ele defende não atraiam grandes donativos de interesses particulares. O homem defende interesses de todos e de cada um. é natural que os donativos venham em beixo valor e de muitos bolsos.

Anónimo disse...

"de muitos bolsos"

Bem, os dados são públicos: http://politicalmoneyline.com/cgi-win/x_statebreakout.exe?DoFn=P8000074808

Teve para aí uns 400 donativos. Os outros, dezenas de milhares - e isto exclusivamente de individuais. Enfim, deve ser outra conspiração...

"E compreendo que posições do tipo das que ele defende não atraiam grandes donativos de interesses particulares. "

É o candidato republicano mais bem cotado nos ratings dos interest groups das corporações económicas ou dos fornecedores do governo.

http://www.oinsurgente.org/2007/05/31/o-caso-contra-ron-paul/

Cirilo Marinho disse...

HO:

Caso lhe apeteça, tem via aberta para produzir um post onde relate os factos que apurar em relação às denúncias que citou.

A credibilidade tem destas coisas engraçadas, na net é fácil encontrar muitas fontes de informação.

E esclareço que o post tem apenas referências factuais. A interpretação é minha, mas os factos são verdadeiros e não conversa de diz que disse.

Seguramente como maior angariador de fundos republicano, Giuliani terá meios de desmontar facilmente a falácia pauliana.

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

Temo não compreender bem aquilo que me convida a produzir ou relatar, por isso permita-me prescindir da via aberta.

Para tentar apanhar os fios caídos nesta caixa de comentários:

1 - Sobre o Ron Paul, as suas ideias e as suas práticas, já escrevi mais do que seria próprio. Abordei até o assunto dos seus apoiantes: "(...) Recorrendo uma vez mais a Kirk, uma “ideological clique” – um grupúsculo extremamente activo e frenético, principalmente, ou quase exclusivamente, na internet, que faz um ruído dos diabos, completamente desproporcional em relação à importância que tem.."

http://www.oinsurgente.org/2007/05/31/o-caso-contra-ron-paul/

2 - O que penso de debates com os apoiantes de Ron Paul fica mais claro aqui: http://www.oinsurgente.org/2007/06/08/ron-paul/#comment-23950

3 - Quanto aos RonBots e os spamming das internet polls, julgo que bastará ler o artigo do Ticker que linka e os respectivos comentários. Não estou com pachorra para ir procurar muitos posts sobre o assunto, mas posso facultar estes links:
http://www.blogpi.net/inside-the-ron-paul-machine-ii-on-the-assembly-line
http://www.blogpi.net/accept-no-substitutes
http://www.rightwingnews.com/mt331/2007/05/gop_straw_polls_poll_for_may.php
http://www.gopstrawpolls.com/
http://www.blogpi.net/games-ron-paul-supporters-play
http://www.redstate.com/stories/elections/2008/im_giving_up_on_multiple_choice_mitt#comment-403296

No entanto, o meu preferido, por ser sintético e lapidar, é mesmo este:
http://littlegreenfootballs.com/weblog/?entry=25550_Ron_Paul_Back_on_LGF_Poll&only

4 - Há quem acredite que há uma grande conspiração dos media, do establishment, dos outros candidato, de TODAS as empresas de sondagens e do mundo em geral para prejudicar o Ron Paul. Eu, por príncipio, não argumento contra este tipo de teorias.

5 - Sobre o financiamento: o Ricardo Francisco afirmou que o dinheiro de Ron Paul viria de muitos bolsos (supostamente porque não atrai grandes donativos - curiosamente, Paul é dos republicanos com melhores ratings junto dos interest groups dos grandes receptores de subsídios e fornecedores do governo e dos piores nos interest groups que defendem a diminuição e corte de gastos governamentais, mas enfim...) Ora, é obrigatório o full-disclosure sobre os financiamentos e eu indiquei o link: foram cerca de 400 indíviduos que contribuíram para a campanha de Paul(nem tanto). Compare-se com os outros candidatos - e nem falo dos top-contenders mas daqueles que, como Paul, andam nos 1-2% nas sondagens. Em qualquer post aparecem centenas de apoiantes a defendê-lo.

6- Finalmente, graças a estas tácticas (que até agora eram exclusivo dos goofys da esquerda radical, tipo Kucinich ), ele vai ganhar expressão mediática, e, mesmo sendo esta essencialmente jocosa, acabará, fatalmente, por subir nas sondagens e recolher mais dinheiro. Mas será uma má caricatura de Dean2000; e as boas ideias que ele tem passarão completamente ao lado do debate.

7 - Quem se diz defensor das ideias do Ron Paul deveria tentar apresentá-las de forma civilizada, colocâ-las a debate e tentar convencer os outros que são boas; não recorrer constantemente à vitimização, ao insulto aos adversários, a visões conspirativas, ao queixume e ao spaming de foruns na internet.

8 - Este parágrafo resume o bem o que eu penso sobre o assunto: "That's why if Ron Paul is remembered for anything after 2008, (because he isn't going to be the nominee and he probably won't even be popular enough to have a chance to keep his House seat after this is all over), it will be convincing Libertarians that conspiracy theories are cool and that terrorists are justified in attacking America."

Anónimo disse...

"Seguramente como maior angariador de fundos republicano, Giuliani terá meios de desmontar facilmente a falácia pauliana."

Eu não tenho pingo de simpatia pelo Giuliani e foi Ron Paul a oferecer-lhe o melhor momento que ele teve em toda a campanha.

A falácia pauliana (o vocábulo não é nada rigoroso) é a de tentar fazer crer, através de spamming e trolling nas straw polls e nos foruns da internet, que ele tem muito apoio popular apesar de dezenas de sondagens científicas não o identificarem.

Cirilo Marinho disse...

"Quem se diz defensor das ideias do Ron Paul deveria tentar apresentá-las de forma civilizada"

"Há quem acredite que há uma grande conspiração dos media, do establishment, dos outros candidato, de TODAS as empresas de sondagens e do mundo em geral para prejudicar o Ron Paul"

"foi Ron Paul a oferecer-lhe o melhor momento que ele teve em toda a campanha."

Requisitava imenso tempo e numerosas palavras para rebater. Mas por princípio também não argumento contra enviesamentos.

Contudo não deixo de agradecer a extensive lecture e a correcção das minhas liberdades discursivas.

Sobre a sua recusa, apenas posso reforçar a ideia que tenho um enorme respeito pela sua inteligência - muito anterior a esta discussão, e tenciono mantê-lo.