Hugo Chavez e a sua tropa estão preocupados com o próximo jogo da Pandemic, cujo enredo é o de uma guerra de mercenários numa Venezuela destruída :
Mercenaries 2. Segundo o congressista Ismael Garcia, o jogo é uma tentativa de iniciar uma campanha de "terror psicológico" com a intenção de preparar terreno para uma eventual acção militar contra a Venezuela. Quote:
"I think the U.S. government knows how to prepare campaigns of psychological
terror so they can make things happen later," Congressman Ismael Garcia said,
citing the video game developed by Los Angeles-based Pandemic Studios."
A ideia chavista de que a população pode ser preparada psicologicamente para medidas impopulares como uma invasão militar, através da produção de jogos de Playstation tem que se lhe diga, e põe-nos a pensar. Por exemplo, terá sido esta uma das razões para a impopularidade da guerra no Iraque ? De facto, andavam os putos distraídos a jogar GTA e Collin McRae e bum ! caiu-lhes uma guerra do Iraque no colo. Será que o problema não foi a violação das regras de direito internacional subjacentes à invasão, e os manifestos conflitos de interesse dos governantes americanos, mas sim o facto de não ter havido nenhum shoot'em up chamado "Iraq Total War", ou um jogo de aventura tipo "The quest for weapons of mass destruction" ? Pela lógica de Chavez, a resposta é sim. Não houve preparação psicológica. Antes de invadir um país na realidade, é preciso fazê-lo em Playstation, para a malta conhecer os mapas do terreno, os níveis, as armas, etc. Os americanos perceberam isso e desta vez já estão a preparar a invasão Venezuelana com mais cuidado. Mas Chavez está atento e não se deixa enganar.
Basta olharmos para os jogos célebres da nossa infância para darmos razão a Chavez. Quem não se lembra do Chuckie Egg, que tinha de apanhar os ovos mas que morria de cada vez que tocava numa galinha. Não seria isto uma preparação para a vindoura gripe das aves ? E o bombjack, com um cinto de bombas que ia rebentando por todo o lado a seu bel-prazer , não vos faz lembrar nada ? E os Lemmings !! Quem não se lembra dos lemmings ? Planear o número de lemmings mineiros e de lemmings operários para cada nível, sacrificar uns quantos para fazer uma ponte, sacrificar mais outros para construir uma escada, e por aí fora !! Como aceitaríamos hoje o socialismo se não fosse a "preparação psicológica" feita pelos lemmings ??
Chavez e o seu governo lançam assim um novo paradigma na política geo-estratégica. O famoso "Know your enemy" passa a "Know your enemy's playstation".
Sem comentários:
Enviar um comentário