2009/06/04

mais Quimondas?

A "Silicon Valley" portuguesa vai começar a ser construída no último trimestre de 2009, anunciaram hoje os promotores da iniciativa numa conferência em França. Paredes vai acolher esta que será a primeira cidade inteligente criada de raiz na Europa, cuja construção estará finalizada em 2013.
(JNeg)

Reparem que eu nem sequer me posso queixar porque é a minha área. De um ponto de vista pessoalíssimo, venham as Silicon Valleys todas. Mas a Quimonda também já foi a minha área. E já na altura (há uns 5 anos atrás) achei que era um tiro no pé assinar contrato. Há 5 anos atrás, já se sabia que os semicondutores estavam em consolidação (i.e., fusões, encerramentos de fábricas e redução de capacidade) e a fugirem para fora da Europa.

É certo que este núcleo, a avaliar pela informação disponível (pouca) sempre parece mais flexível e robusto. Serviços em redes são human-intensive e menos susceptiveis a este tipo de processos. Mas há 15 anos atrás talvez se dissesse o mesmo da Quimonda. Até me lembro de qualquer coisa do tipo "vai ser sempre necessário grandes quantidades de memórias."

Isto para dizer que este tipo de policies são uma autêntica lotaria. Pior: uma espécie de uninformed lotaria. O que não seria dramático se fossem as empresas a entrar com o capital e o risco (problema delas). O problema é que aqueles biliões todos poderiam servir para outras coisas -- como devolver às pessoas -- a.k.a, baixar impostos -- e não deixar os Estados brincarem aos astrólogos.

Sem comentários: