2008/06/04

Segurança social – Terceiro passo

O passo final é a eliminação da entidade “Segurança Social” e de toda a sua estrutura responsável pela geração de receita. Eliminação das contribuições para a Segurança Social e de todas as áreas, departamentos, balcões, burocracias, leis e especialistas. Como?

  1. Transferência das responsabilidades sociais e respectivos orçamentos para outras áreas do Estado. Ministério da solideriedade?
  2. O item “vencimento bruto” de qualquer trabalhador seria acrescentado das contribuições para a SS da parte empresa.
  3. O IRS passaria a ter uma componente percentual base equivalente à proporção das contribuições para a segurança social que não eram devidas à construção da pensão de reforma e do subsídio de doença.

A diminuição da burocracia associada aos pagamentos da Segurança social, a eliminação dos custos de uma estrutura responsável pelo cálculo e cobrança de uma taxa com a abrangência da segurança social e da consequente gestão de dados acumulados durante décadas teria um benefício com o único custo a rescisão negociada com os trabalhadores que não fossem colocados em outras áreas do Estado. Só a alienação de todos os imóveis da segurança social pagaria várias vezes esse custo.

Sem comentários: