2008/06/05

Ainda as pescas

O mercado do peixe fresco sempre foi para mim um mistério. Nunca compreendi a diferença entre o preço do peixe freco pescado para o consumidor final e o preço que os pescadores conseguem. Como nunca me dediquei a saber imaginei que a distribuição e logística tinha custos muito elevados devido ao transporte, armazenamento, manuseamento e a perdas. Não sabia e não tinha razões para duvidar da falta de eficiência desse mercado.

Não sabia muito bem o que é a Docapesca. Só sabia que era mais uma das empresas públicas financiadas por todos nós.

Entretanto disseram-me que a Docapesca tinha o monopólio em partes relevantes da cadeia logística do mercado de pescado freco em Portugal.

Isto quer dizer que pescadores só podem tirar peixe fresco do mar e vender a grossistas nos pontos de venda Docapesca. Que os comerciantes têm de estar licenciados, têm de pagar os custos da Docapesca (sem concorrência), têm que possuir os equipamentos que a Docapesca "disponibiliza" e estão dependentes da existência de espaço de armazenamento para comerciantes (nem sempre disponível). Os pescadores ainda não perceberam que o seu pescado podia valer mais se existisse mais concorrência entre os compradores e se os custos de logística e distribuição fossem menores. Se perceberam preferem a "ajuda" do Estado do que a recompensa do mercado.

Este é um sistema que protege quem está no mercado. Está claro que os comerciantes têm algum poder de mercado. Não é de admirar que quem está no mercado, "o sector", não estivesse interessado no fim do modelo de monopólio estatal. Especialmente porque o sector, se apresentar dificuldades, típicas de um mercado inflexível e com elevada intervenção, pode sempre recorrer ao dinheiro dos contribuintes. De facto, o sector está bem, tem a vida controlada desde que esteja disposto a "ir para a greve".

A alternativa de liberalizar o sector, permitindo pontos de venda alternativa, está fora de questão. Já nem peço a venda das lotas da Docapesca em separado. Apenas a possibilidade de abertura de lotas concorrentes. Está fora de questão porque é ultraneoliberalfascistasaramantedocapitalismoselvage. E está claro que o problema das pescas já é o capitalismo selvagem neoliberal...

Sem comentários: