2008/04/04

Mudem-se os governantes!!!!

Hoje vim para o trabalho a ouvir a bela Joana Amaral Dias.

Segundo entendi a contratação anunciada de Jorge Coelho pela Mota-Engil é mais um exemplo que demonstra a falta de qualidade das Empresas e dos ex-governantes PS e PSD. Mais! É uma demonstração da hipocrisia dos empresários liberais que embora peçam a diminuição da intervenção do Estado, acabam sempre por popular os seus quadros de ex-governantes.

As soluções são simples, parece. Basta que os governantes sejam do BE e que o estado, via AR controle mais e melhor as empresas que trabalham com o Estado.

É claro que eliminar as más razões para que um ex-governante ou político sejam quadros valiosos para as empresas que os contratam está fora de questão. O problema está nas pessoas, nunca no sistema. O problema não é o facto de que a maior parte das empresas deste país dependam de decisões do Estado, leia-se, de decisores que representam o Estado.

Entretanto continuo a ler o "Atlas Shrugged" de Ayn Rand. Os homens e mulheres produtivos a preferirem deixar de produzir quando a alternativa é entrarem no sistema colectivista e ladrão. É capaz de ser o que faz falta em Portugal e por esse mundo fora. Quem produz retirar-se e deixar o mundo à "malta" que acha que o que faz falta é mais colectivização, e "colectivo" governado pela sua "malta".

1 comentário:

Miguel Drummond de Castro disse...

Caro Ricardo,

Não faltam umas aspas na sua frase a bela JAD?
Parece-me que devia ser a "bela" JAD.

Quanto ao mais o problema está, como diz, nas pessoas - o "sistema" não existe, é uma abstracção. Dá jeito para teses paranóicas.

Faltam mais textos em Portugal sobre a actual ideologia colectivista, derivas soft e hard da mais antiga, soviética. No meu blog, de forma tosca e incipiente, já por várias vezes me referi ao Insecto Colectivo - metáfora útil, a meu ver, para o tipo de acções baseados no conceito de colectivismo que tanto tem dado cabo das sociedades.


In Odd we Trust,

Miguel