2008/04/16

8 teenagers beat up a 16 year old girl (full video)

Nem os maiores fans de Silvio Berlusconi acreditam que ele esteja completamente inocente das acusações que é alvo. Ele próprio alimentou a sua culpa quando, enquanto primeiro-ministro, passou leis com efeitos retroactivos a despenalizar crimes que ele era acusado de ter cometido. Ele alimentou a sua culpa quando alargou o âmbito da imunidade em Itália. Por muito más que sejam as alternativas em Itália, qualquer pessoa razoável terá que colocar um "mas" ao apoiar Berlusconi ou a celebrar qualquer vitória eleitoral.
Apesar de tudo, terá sido a melhor escolha para Itália? Parece-me que sim. Acima de tudo pela esperança de que um homem que já entrou em força na terceira idade e fez tudo na vida, veja esta eleição como uma oportunidade de deixar uma marca na história.

6 comentários:

Anónimo disse...

Estaline também já tinha entrado em força na Terceira Idade, e continuava a governar a URSS.

Hitler já tinha feito de tudo na vida, quando decidiu ir governar a Alemanha.

Berlusconi é de facto uma ótima escolha para Itália: mal chega ao poder, declara "prioritário" assegurar que a Alitalia permanece em mãos italianas.

Tanto quanto eu saiba, o Estado de Direito é prioritário para o liberalismo. O liberalismo desconfia da democracia e daquilo a que ela pode conduzir, mas ama sem reservas o Estado de Direito. Um liberal não pode, pois, perdoar a Berlusconi, o violador da lei e destruidor do Estado de Direito.

Luís Lavoura

Carlos Guimarães Pinto disse...

Luís, não discordo com o que dizes. nem sequer sou grande apreciador de Berlusconi, e muito menos o acho próximo do meu ideal político. Apenas tento analisar a questão do ponto de um ponto de vista individualista. Qual a motivação de Berçusconi para voltar ao poder? Se anteriormente se pode argumentar que Berlusconi assumiu o poder para se libertar das ameaças da justiça, hoje já não parece ser essa a motivação. Se Berlusconi tivesse abandonado a política há 2 anos continuaria a ser milionário, não teria ido para a cadeia, mas teria deixado uma má imagem na história. Parece-me ser esta a última motivação que lhe resta. Posso estar enganado...

JB disse...

Quando a situação é desesperante, confia-se em homens providenciais. O problema não está no fim, mas no início. A Itália é dos poucos países ocidentais a quem o conceito de Estado falhado se aplica razoavelmente bem. E é também o nosso pesadelo. Portugal está sempre relativamente perto de lhe acontecer o mesmo. O problema não é evidentemente apenas a classe política, mas o tecido social. Débil, sem os valores que fazem de um país um sítio decente onde se possa viver com um mínimo de tranquilidade e esperança.

Anónimo disse...

"Portugal está sempre relativamente perto de lhe acontecer o mesmo."

Nalgumas partes de Portugal, acontece. Na Madeira. No concelho de Marco de Canavezes. Ambas as regiões são reinos da Mafia, nas quais o Estado moderno, o Estado de Direito, não entra.

Naturalmente, a Mafia nessas regiões, como na Itália, atua sempre com cumplicidades no Estado.

Luís Lavoura

Cirilo Marinho disse...

Ó Luis:

No Marco está um presidente de camara que é amigo do meu pai há 40 anos.

Embora politico de sempre, posso assegurar que é uma pessoa de seriedade inexcedivel.

Se calhar deverias reflectir um bocadinho antes de dizeres patetices.

Anónimo disse...

Carlos Guimarães Pinto, eu acho que esse seu comentário revela alguma candura da sua parte, para dizer o mínimo. Parece-me claro que na Itália há sempre todo o interesse económico, e não só, em estar no poder, ou, pelo menos, muito próximo dele. Repare que o Berlusconi estará sempre a salvo da justiça enquanto estiver no poder, por exemplo. Ou não?

Pedro