2008/02/25

Tiques Regulamentadores

O Eng. Técnico & Projectista José Sócrates também está a vingar como assessor do governo francês. Assistimos há uns tempos ao discurso paternalista sobre a justa aplicação dos preços nos ginásios portugueses. Uma vez que o consumidor português não está à altura, e não tem poder negocial para escolher o ginásio com melhores condições, os fiscais das finanças propuseram investigar tais abusos, de forma a que se pratiquem os preços justos. A semana passada falou-se ainda das entradas que em todos os restaurantes portugueses são impingidas a clientes indefesos, coagidos a comer compulsivamente qualquer produto que se encontre sobre a mesa.

Chegou a vez das finanças francesas investigarem os caso de aumento dos preços de retalhe. Os bandidos de acordo com o governo francês aproveitaram a subida dos produtos leiteiros para aumentar os preços. François Fillon* lançou uma operação furacão contra esses agiotas aproveitadores.

François Fillon a annoncé une "opération coup de poing", lundi 25 février, pour lutter contre ce qu'il estime être des abus de la part des industries et des distributeurs de produits alimentaires en matière de prix. Accusant ces derniers de "profiter des hausses [des prix] de matières premières agricoles pour accroître leurs marges", le premier ministre a indiqué que les services du ministère de l'économie lanceront, mardi, une enquête afin de déterminer "où sont les abus".
(…) Dans son communiqué, Matignon** promet, en outre, une "réforme de la réglementation afin de permettre la négociabilité des tarifs et une compétition accrue entre les distributeurs".
No meio disto, ninguém se lembra que a PAC, acerrimamente defendida pelo estado francês ao longo dos anos, é a principal responsável pelo aumento dos preços do leite. As quotas de produção têm este efeito inflacionador dos preços quando a procura de leite supera a quantidade que os burocratas de Bruxelas concedem. Esperemos que para o ano alguém se lembre que não é necessário destruir o leite que falta nas prateleiras.

* Ninguém fala de François Fillon, mas é o primeiro-ministro francês, ninguém se lembra que existe um governo em França, estranhamento só o chefe de estado tem visibilidade num estado semi-presidencialista, mas ele lá vai actuando, ninguém fala do François Fillon, mas eu lá vou falando).

** Matignon é o São Bento do Sítio, o sítio onde mora o tal de François Fillon, que até é quem governa o país, e não o Sarkozy. Mas nos media só se fala do Eliseu, o palácio de Belém lá do sítio.

Sem comentários: