2008/01/10

Xenofobia e Socialismo (re-editado)

De uma discussão com o HO sobre o problema de imigração ilegal nos EUA e o seu tratamento ao nível constitucional lembrei-me de uma posta sobre a ligação estreita entre o Estado social e a Xenofobia de massas que aproveito para re-editar:

A falência do estado social de modelo Europeu é a principal causa da xenofobia.

Os cidadãos dos vários estados Europeus têm uma série de direitos positivos. Privilégios de ser um cidadão de determinado país europeu. Estes privilégios são, por definição, racionados entre os cidadãos. Quanto maior o “bolo” e menor a base de distribuição, maiores os privilégios distribuídos em média a cada indivíduo.

Um imigrante quando acede à cidadania entra nesta base de privilegiados. Quando isto acontece entra no sistema social em que, por definição, uns são contribuintes líquidos e outros são beneficiários líquidos do sistema social. Se a sua contribuição para o “bolo” é menor do que os privilégios que retira significa que os privilégios dos antigos cidadãos são diminuídos.

Quando, como hoje, existe um racionamento cada vez maior destes privilégios alguns tentam mudar o sistema outros tentam aumentar o bolo e outros tentam controlar a base.
A forma mais populista é controlar a base. Prometer que o sistema está correcto, que o problema são os que querem entrar nele e não “merecem”. Um alvo fácil são os imigrantes. Nem sequer votam...

Temos portanto três vias:

  1. Via socialista - Aumentar o bolo – leia-se aumentar a carga fiscal
  2. Via nacionalista – Limitar o número de cidadãos por quem são distribuídos os privilégios – incitar à Xenofobia
  3. Via liberal – Mudar o sistema, reduzindo os privilégios/direitos positivos
Deveria ser escusado de dizer mas a via socialista é uma adiar do problema, com a agravante de poder transformar uma “constipação” em uma “pneumonia”. Portugal e França já não estão no nível da constipação...
Hoje nas eleições primárias americanas é engraçado ouvir as posições sobre a imigração dos vários candidatos considerando a abertura tradicional dos EUA à imigração e os problemas financeiros da combinação explosiva Warfare/Welfare state.

Sem comentários: