2008/01/03

O jeitinho dos juristas para analisar gráficos

Através do CAA chego a esta interessante análise sobre a importância dos maiores clubes de futebol portugueses. O Futebol Clube do Porto, ou melhor, o Porto, é o clube com maior número de pesquisas na internet, seguido pelo Sporting e, a uma longa distância, o Benfica.
Mais interessante ainda é verificar como aquele preconceito de que o Benfica é o clube com mais adeptos fora do país é completamente falso. Enquanto que o Benfica quase só é googlado em cidades portuguesas, o Futebol Clube do Porto, perdão, o Porto, tem uma vasta massa adepta em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. Já o Sporting, por sua vez, apresenta resultados ainda mais surpreendentes, já que revela ter penetrado já no mercado americano, com grande parte dos seus adeptos concentrados em Filadélfia, Minneapolis, Atlanta e Washington.
A análise comparativa é ainda mais interessante: o Sporting é, estranhamente, mais procurado nos EUA do que o Manchester United, Real Madrid ou Milão. O Porto, por sua vez, domina o mercado brasileiro, superando de longe todos os maiores clubes do mundo incluindo aquele que se pensava até hoje ser o clube com mais adeptos no Brasil: o Flamengo.
Não fosse o excepcional jeito dos juristas para analisar gráficos e jamais se teriam feito estas descobertas tão extraordinárias.

Sem comentários: