2008/01/08

Compra Ouro, Estúpido



E verás o fim das tuas "pressões inflacionistas".

4 comentários:

Anónimo disse...

As pressões inflacionistas são causadas pelo aumento do preço do petróleo e também do preço dos cereais.

Perante estas subidas em produtos de primeira necessidade, ainda por cima - no caso do petróleo - importados de fora da Europa ou dos EUA, há uma grande pressão para produzir mais moeda por forma a aliviar, temporariamente, a pressão dos preços.

Note-se que a moeda não é necessariamente produzida pelo Banco Central, pode ser produzida através de uma espiral do crédito nos bancos privados.

É deveras difícil evitar estas pressões inflacionistas. O padrão-ouro é uma disciplina, mas é uma disciplina como qualquer outra - pode ser violada por governantes indisciplinados.

Luís Lavoura

AA disse...

O padrão-ouro é uma disciplina, mas é uma disciplina como qualquer outra - pode ser violada por governantes indisciplinados.

Só por fraude explícita.

Anónimo disse...

aa, chame-lhe "fraude explícita" ou seja o que fôr, lembre-se que já foi feito. O padrão-ouro vigorou sob o regime de Bretton-Woods, e foi sistematicamente violado pelos EUA, que imprimiram dólares sem contrapartida em ouro para pagar as guerras em que se meteram (e por outros motivos). Em 1971 Nixon confessou ao mundo que os EUA não tinham ouro para dar em troca dos dólares que andavam em circulação, mas isso que ele confessou em 1971 já era um facto há muito tempo. Ou seja, o padrão-ouro foi uma disciplina que os EUA cuidaram de violar, chame-se-lhe "fraude explícita" ou outro nome qualquer.

O facto é este: toda a emissão de moeda exige uma disciplina. Não se pode emitirmoeda de forma descontrolada. O padrão-ouro é uma forma de disciplina. Mas, tal como todas as formas de disciplina, pode ser violada por presidentes suficientemente indisciplinados.

Luís Lavoura

AA disse...

Que raio de argumentação - todos os sistemas institucionais já foram violados. Pelo Estado.