2007/11/26

Re: “Pessimismo Conservador” e “Optimismo liberal”

Caro Rui A.,

A ideia chave é esse paradoxo que identifica. Como podemos dizer que os homens são na sua natureza "maus" e logo precisam de orientação de outros homens?

A resolução deste paradoxo era dado pela religião. Homens iluminados e "empowered" por Deus, morais, teriam a autoridade perante outros homens.

A corrente relativista liberal é independente da bondade ou maldade do ser humano. A ideia base é a subsidiariedade. Bons ou maus, deixemos os homens decidirem por si aquilo que apenas a eles diz respeito. Se tomarem decisões que implicam a entrada em liberdades alheias que sejam penalizados. Com a liberdade vem a responsabilidade.

A corrente liberal absolutista, especialmente a inspirada em valores revelados cristãos, aceita, por definição a ideia de hierarquia entre indivíduos. Alguns homens são mais morais, mais íntegros e mais capazes que outros e mais capazes de garantir as liberdades negativas de todos - ideia base. Para além de aceitarem a diferença entre indivíduos, aceitam que é possível a identificação dos indivíduos mais capazes que outros. O passo seguinte é o absolutismo também na liderança.

Para dizer que a distância maior não é entre conservadores e liberais no seu sentido lato. É entre conservadores e liberais relativistas. A distância entre conservadores e liberais absolutistas em valores (objectivistas ou religiosos) no que toca à visão do homem esbate-se.

Sem comentários: