2007/10/04

Porque é que apoias o Ron Paul?

Juntei-me há cerca de uma semana ao grupo de apoio à candidatura de Ron Paul à presidência dos Estados Unidos em Portugal.

Porque é que um grupo de ilustres desconhecidos portugueses, que provavelmente nunca mexeram um dedo para uma eleição em Portugal, se hão-de dedicar à candidatura para um cargo em outro país por alguém como Ron Paul com reconhecidas poucas hipóteses de ganhar. Mais. Porque é que esta candidatura está fomentar a criação espontânea de grupos semelhantes pelo mundo inteiro?

Acredito que o que une estes grupos de apoio em geral e em particular em Portugal são as ideias. Neste caso as ideias comunicadas de forma coerente por este candidato com poucas hipóteses em um país distante. Ideias que não vemos a sair nem sequer da boca de um candidato local, nem um que seja. Ideias que implicam o assumir de responsabilidades individuais e o abandono do paternalismo do estado. Ideias que implicam o fim da intromissão do estado cada vez mais assuntos da esfera privada.

A força do apoio espontâneo a um candidato como Ron Paul pode ser que dê forças a outros. Hoje apoiamos um candidato às primárias conservadoras para a presidência dos estados unidos. Amanhã podemos estar a apoiar o cabeça de lista de uma candidatura às legislativas em Portugal.

Apenas mais uma consequência de acreditar que a evolução faz-se com pequenos passos livres dados por muitos e não com grandes passos forçados por poucos.

1 comentário:

Migas disse...

muito bem