2007/10/01

A minha casinha (4)

Fernando Ulrich aparece na segunda página do Expresso. Na coluna da esquerda onde se evidenciam os bons e os maus momentos da semana e respectivos protagonistas FU é o único em baixa.

Porquê? Porque fechou um fundo imobiliário, enviando os sinais "errados" ao mercado.

Os preços dos imóveis aguentam-se em Lisboa com a captura da oferta. Isto só é possível se os principais proprietários estiverem alinhados. Isto é facilitado dado que entre o estado, a CGD, BCP e os BES (e respectivas seguradoras) estão concentrados a maioria dos imóveis devolutos bom como a gestão do crédito a habitação. Isto enquanto se entenderem e não começarem a enviar eles próprios sinais "errados" ao mercado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como é que o Ricardo Francisco sabe que "entre o Estado, a CGD, BCP e os BES (e respectivas seguradoras) estão concentrados a maioria dos imóveis devolutos"? Que dados tem sobre isto?

E como define o Ricardo "imóveis devolutos"? São aqueles que estiveram arendados e agora já não estão? Ou são aqueles que estão, simplesmente, desocupados?

Eu julgava que a maior parte das casas desocupadas e para venda estivessem na posse de particulares ou de construtores civis, e não na posse de bancos, muito menos do Estado.

Luís Lavoura

Ricardo G. Francisco disse...

Confiei no levantamento apresentado pela Drª Maria José Nogueira Pinto, quando era responsável pela Santa Casa da mesericórdia.

Lembro que a Santa Casa não é independente do Estado...

Ricardo G. Francisco disse...

Por devolutos entendo desocupados.