2007/09/25

Corporativismo e Socialismo moderno

"E a razão é apenas esta, como muito bem diz o João Rodrigues: não existe no Serviço Nacional de Saúde e, como seguramente não compreenderá João Miranda, os privados não garantem naturalmente o bem estar da maioria da população. Sobretudo em países pobres."

Daniel Oliveira começa bem e acaba mal. Com uma perspectiva privilegiada descreve como é que o estado, no caso particular o órgão legislador associado ao executivo, negoceia com as corporações da saúde. Dada a descrição que faz a conclusão não poderia ser outra. O mercado não funciona.

Fora de questão ser o corporativismo que não funciona. Fora de questão ser um problema de gestão de interesses particulares com o recurso ao poder fiscal e orçamental do estado. O problema é o mercado. Está claro...

Faz lembrar a história do curandeiro que a receita que dava para uma infecção pulmonar era a morte do sujeito. Ia o corpo mas curava a alma. Mais fácil do eliminar os problemas do mercado de saúde é matá-lo por completo para se salvar o estado social-corporativo português. Curandeiros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Falando em termos mais terra-a-terra, eu diria que, com um mecado funcional, uma consulta no dentista não deveria custar 70 euros como custa.

O facto concreto, e para mim incompreensível - mas talvez o Ricardo mo saiba explicar em detalhe - é que uma consulta médica num consultório privado em Portugal custa mais do que na Suíça.

Eu tenho uma certa (a bem dizer, muita) dificuldade em entender isto. Pois que, se os médicos - neste caso, os dentistas - querem ter clientes, e se sabem que esses clientes têm que pagar as consultas do seu bolso, e se sabem que esses clientes nem sempre têm muito dinheiro, então, esses médicos deveriam procurar descer os preços. Ou não?

Não percebo como é que os médicos dentistas se queixam de não terem clientes e de term que emigrar para Inglaterra, enquanto que em Portugal há montes de gente que gostaria de ir ao dentista e não vai. Eu diria que o que os médicos dentistas têm que fazer é dar consultas a um preço mais em conta.

Eu a mim, que sou liberal e defendo os mecanismos de mercado, sempre me pareceu, no entanto, que há certos setores, em Portugal, nos quais o mercado não funciona - nos quais os potenciais prestadores de serviços se recusam, teimosamente, a fornecer serviços para os quais até haveria uma procura. Por exemplo, nunca percebi porque é que quase todos os restaurantes estão fechados aos domingos.

Luís Lavoura

Ricardo G. Francisco disse...

Luís,

Enquanto existirem um número limitado de dentistas, controlado pela Ordem, a procura será muito maior que a oferta. É assim que o preço, leia-se a remuneração dos Dentistas que já estam no mercado é garantida.

Por isso é que é tão importante para as corporações da saúde controlarem a "certificação" e os acessorios a esta certificação, como o "número clausus".

A solução socialista é a imposição de preços. A solução de mercado é a eliminação das barreiras à entrada no lado da oferta.