2007/07/30

Falta-lhes um bocadinho assim...

Curiosamente, ainda não se viu no governo socialista, no respectivo partido ou no séquito de claques que vão pontuando aqui e ali, alguém a pedir que, dada a constatação do tamanho da afronta em curso ao próprio ordenamento constitucional que transpira das suas afirmações e palavras (com acusações de "ditadura" e de "separatimo" à mistura), seja assacada a Alberto João Jardim a sua responsabilidade política (afinal o mecanismo essencial da fiscalização democrática), apelando-se a que o Presidente da República assim que possa dissolva os órgãos do governo regional e convoque eleições antecipadas.

Afinal, é altura de dar o voto aos cidadãos madeirenses (e às pobres e oprimidas cidadãs que estão a ser vilipendiadas nos seus direitos), para que possam de lá democraticamente correr quem deve estar a prejudicar tanto os seus interesses.

6 comentários:

JB disse...

:):):)

Sendo a democracia o que é, os mecanismos de controlo de poderes funcionam mal sempre que um presumível ditador goze de grande popularidade.

Mentat disse...

"Sendo a democracia o que é, os mecanismos de controlo de poderes funcionam mal sempre que um presumível ditador goze de grande popularidade."

Como ?...
.

Anónimo disse...

Como ?...- Mentat

Experimente tentar destituir por meios democráticos um ditador eleito democraticamente. Veja se isso alguma vez aconteceu. O argumento morre aí, independentemente do bom do povo gostar do Jardim da mesma forma que o povo venezuelano gosta de Chàvez.

Mentat disse...

Caro JB

A Venezuela não é nenhuma região autónoma de outro Estado.
Nixon foi distituido.
Collor de Mello foi distituido.
Desde quando ser populista, demagogo e/ou fanfarrão transforma alguém num ditador ?
O seu conceito de Ditador é um pouco estranho.
AJJ controla alguma força policial repressiva que eu desconheça ?

AJJ ganha as eleições porque é o "patrão" da maioria dos madeirenses ?

Qual é a diferença para o Continente ?
.

Mentat disse...

Um Estado de Direito Democrático ou tem mecanismos de controle dos governantes ou não tem.

Portugal não tem e pronto.
.

Anónimo disse...

O seu conceito de Ditador é um pouco estranho.
AJJ controla alguma força policial repressiva que eu desconheça ? - Mentat

Uma pessoa que despede professores do secundário pelo facto de serem socialistas aproxima-se do meu conceito de ditador.

João Jardim pode ser destituído, mas será eleito. Hitler também podia ter sido destituído por Hindenburg, mas teria sido eleito. A única forma seria impedir o chefe do executivo de ser candidato nas eleições seguintes. O que seria "antidemocrático". É por isso que a ideia de que o PR deve dissolver a Assembleia regional só pode ser encarada como piada. É aliás como ironia que interpreto o post do JLP.