Quiz (2)
O João é o principal accionista e administrador executivo da empresa "luta de classes". Na empresa "luta de classes" é reservado um lugar de administrador ao representante dos trabalhadores. Tem um departamento na área de recursos humanos cuja única função é garantir que os trabalhadores da empresa são os melhores pagos do sector e que têm condições dignas de trabalho. Os trabalhadores da "luta de classes" concordam que o João é um "companheirão", um amigo.
A Raquel é o principal accionista e administradora executiva da empresa "Mercado". Nesta empresa os trabalhadores recebem salários base abaixo do que é pago nas outras empresas do sector mas recebem prémios de produtividade sempre que excedem as expectativas. A área de recursos humanos tem um departamento cuja única função é detectar variações de produtividade. A Raquel é reconhecida por ser uma gestora dura e pouco amiga. De facto os trabalhadores não gostam da Raquel, "não é humana", dizem.
A "luta de classes" está a acumular resultados negativos ano após ano (independente da forma de gestão e das regalias dadas aos trabalhadores). A "luta de classes" não encontra financiadores. Os accionistas, incluindo o João, não sabem mais o que fazer. A “luta de classes” deixa de poder pagar os salários este mês.
A representante do "Mercado" abordou os representantes da "luta de classes" para uma possível aquisição e fusão. A "luta de classes" seria absorvida pelo "Mercado" e metade dos trabalhadores da "luta de classes" seria despedida, tendo algumas área sido já identificadas como redundantes tal como a de gestão de recursos humanos. A empresa resultante seria mais competitiva que as inicias separadas sendo que o previsto é iniciarem a planificação de expansão de operações.
O que deve fazer o João?
i) Nada
ii) Montar uma manifestação no ministério da economia para que o estado viabilize a "luta de classes"
iii) Promover a nacionalização da Banca se esta não continuar a financiar os maus resultados da "luta de classes"
iv) Render a "luta de classes" ao "Mercado"
v) Dar a decisão ao representante dos trabalhadores da “luta de classes”
2. Sabendo que as respostas ii) e iii) à pergunta 1. eram armadilhas e não existem de facto, se fosse o representante dos trabalhadores da "luta de classes" que decisão tomaria?
i) Nada
ii) Aceitar a absorção da amanhãs que cantam pelo "Mercado"
iii) Montava manifestações à porta da “luta de classes” esperando por repórteres da TVI.
3) Neste caso os interesses dos trabalhadores e dos accionistas da "luta de classes" estão alinhados?
i) Sim
ii) Não
iii) Prefiro não responder a esta questão teórica que me pode comprometer na prática
4) Preferia trabalhar para a "luta de classes" ou para o "Mercado"?
Nota: Este não é caso real nem há mais informação.
Nota 2: Dedicado ao comentador jms
Nota 3: Editado para corrigir o erro de confundir "amanhãs que cantam" com "luta de classes"
1 comentário:
Prefiro não responder a esta questão teórica que me pode comprometer na prática
LOL. Muito bom.
Enviar um comentário