2007/05/02

Cabecinha pensadora, puro génio político

O líder social-democrata, Marques Mendes, acusou hoje o Governo de estar a matar todos os dias o Estado social em Portugal e de conseguir ultrapassar pela direita o PSD em domínios sociais.

[...]

«Este Governo está a matar todos os dias o Estado social em Portugal.

[...]

Na área da saúde, Marques Mendes disse mesmo que o actual Governo socialista «consegue ultrapassar o PSD pela direita» - o PSD, um partido que recusou ser liberal, mas antes um símbolo dos princípios sociais-democratas.

Diário Digital.
Marques Mendes confirma aquilo que há muito constatámos: que o PS o ultrapassou pela direita. Afinal, não estão há tanto tempo Marques Mendes e o PSD parados de pisca à esquerda?

Em duas ou três afirmações confirmou-se a nulidade política do líder do maior partido da oposição (?), subitamente renascido como social-democrata no seio de um partido que desde sempre rejeitou a ideologia e só tinha o epíteto no nome.

O problema é que hoje esse lugar já está ocupado, concretamente pela nova encarnação do Partido Socialista de Sócrates. Só Marques Mendes é que parece ainda não ter concluído.

Temos portanto um Marques Mendes que desespera, e que se vira para a superlotada esquerda do panorama político luso em busca de alguém que ainda lhe dê ouvidos. Num rasgo de clara inteligência política, vira-se para um espectro mais que sobrelotado de partidos, e opta por ignorar todo um centro-direita e direita órfãos.

Sem dúvida, muito coxa e bizarra é a nossa política.

Fica a dúvida: será que o "realinhamento" é já uma resposta ao apontar de Paulo Portas (o grande beneficiado por estas tolices) ao "centrão"? Estará a forçar este último a realinhar-se à direita (leia-se, longe!) dando-lhe todo esse eleitorado de mão beijada? Continuará Paulo Portas também disposto a entrar na festa, e disputar o título de Verdadeiro Guardião™ do "estado social"?

Sem comentários: