2007/05/29

Assimetria Moral (4)

Legenda da imagem: "Isso é sujo, passa-o para cá"

Brilhante esta afirmação do Luís Nobre Guedes:
"Eu ouvi Mário Soares dizer isto no discurso dos 34 anos do PS – que não se podia rever numa sociedade assim em que o dinheiro é que comanda e motiva as pessoas. Eu concordo com ele."
Não me incomoda nada o parecer de Luís Nobre Guedes ao entender que o dinheiro é uma coisa suja e que o desmotiva. Recomendo-lhe então que passe a viver em conformidade com essa moral, e que abdique de usar essa moeda de troca na sua vivência.

Não me admira nada serem precisamente as pessoas que mais desprezam o dinheiro, como instrumento de liberdade que é, que querem corromper o seu significado. Manifestando um total desprezo pelo significado que os outros possam atribuir ao dinheiro, estas pessoas apoderam-se coercivamente do mesmo, ao mesmo tempo que o rejeitam moralmente. Ignoram o facto que por detrás do dinheiro existe o tempo (ou seja a porção da vida da pessoa) que foi gasto a produzi-lo.

Pergunto-me como será que os governantes lidam com o dinheiro para uso do ministério. Será que ao utilizar um instrumento que eles repudiam, após tê-lo confiscado, estes senhores tapam os olhos para assinar o cheque?

3 comentários:

Anónimo disse...

De facto, é aviltante o que estes senhores fazem! Roubam tempo precioso às pessoas, não há direito...tadinha da tia Pitá Pituxa, herdeira de uma fortuna ganha através da cumplicidade do antigo regime para com a sua e mais meia dúzia de famílias, atribuindo oligopólios, dando benesses estatais, and so on...(usurpando com isso todos os outros portugueses).
De facto, nada mais injusto do que efectuar uma redistribuição do rendimento à custa destas famílias, que tanto suam (os pais a jogar squash e os filhos a correr no St. Julian) para ganhar os seus escassos e depauperados milhões... Haja moral!!!

Gonçalo Pacheco de Faria

Filipe Melo Sousa disse...

Gonçalo, estás aí a demonstrar um double-standard (como me tens habituado)

Eu não tenho problemas nenhuns com o dinheiro da tia Pitá Pituxa. Nem contra o dinheiro que é resultado de trocas ou de doações livres. Mas o menino é muito invejoso.. o menino..

Olhe para trás na sua geanologia, e se calhar até vai encontrar algum caso em como nem sempre a hereditariedade genética pressupõe a herança da fortuna familiar, o que até vai ao encontro do seu tão caso ideal. Gonçalo estarás a fazer uso de um double-standard! Quem diria..

Filipe Melo Sousa disse...

Antes e depois:

Estado Novo: fazia bons negócios quem tem bons amigos no governo

3ª República: faz bons negócios quem tem bons amigos no governo

Solução progressista: dado o facto que qualquer pessoa que enriqueceu fê-lo indevidamente, o dinheiro é uma coisa suja e feia. Toca a devolvê-lo ao estado, que fará dele uma aplicação nobre e virtuosa.