2007/04/10

Eu também quero

Ouvindo ontem o nosso ministro do ensino superior (por quem nutria alguma consideração) fazer a defesa emotiva e embevecida da carreira do nosso primeiro na escolinha, quase que tive vontade de prescindir da minha licenciatura em engenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, para assim poder trilhar o caminho do nosso primeiro. E quem sabe algum dia obter uma socrática licenciatura na Universidade Independente.

Afinal, deve ser este o tal ensino de excelência. O ensino de sua excelência o primeiro-ministro.

13 comentários:

Filipe Brás Almeida disse...

O caso da licenciatura do Sócrates é provavelmente o maior fait-divers da história deste país.

Mentat disse...

O que faz a idade !...

Que pena que o "nosso ministro do ensino superior (por quem NÃO nutria alguma consideração)", não demonstrasse tanta benovolência pelos alunos, quando foi meu professor de Mecãnica Geral (Fisica I) no IST aqui há 20 anitos.
Quem o via e quem o vê...
.

JLP disse...

"O caso da licenciatura do Sócrates é provavelmente o maior fait-divers da história deste país."

Não acho que seja somente um fait-divers. O problema, quanto a mim, não é sobre questões processuais. É uma questão de honorabilidade política que nnao se pode discurar.

Se o curriculum do Sócrates é para mim, e para a generalidade das pessoas, geralmente irrelevante para as funções que desempenha, já a sua reacção ao processo em curso e as suas repercursões em termos da sua credibilidade pessoal e política não são, quanto a mim, de ignorar.

JLP disse...

Caro Mentat,

Ao que parece, curriculum académico brilhante brilhante é o concluído na Universidade Independente.

Anda o Prof. Mariano Gago então há tanto tempo a enganar os seus alunos do Técnico...

:-)

Mentat disse...

"Anda o Prof. Mariano Gago então há tanto tempo a enganar os seus alunos do Técnico..."

Exactamente.
Queimei eu milhares de neurónios, que tanta falta me faziam agora, a fazer o relatório do pêndulo e correspondente calculo da aceleração da gravidade.
Se eu soubesse que bastava fazer uma cadeira de Inglês Técnico...
Mais ainda, bastava arranjar uma namorada inglesa...
Dei cabo da minha juventude, para quê ?... Sim, para quê ? ...
.

Mentat disse...

"O caso da licenciatura do Sócrates é provavelmente o maior fait-divers da história deste país."

Que grande falta de memória (ou que memória tão selectiva):

Assim de repente recordo-me dos seguintes fait-divers da nossa história, alguns dos quais levaram à demissão de ministros ou de governos :

- A anedota de Carlos Borrego sobre alentejanos;
- A casa de banho do Cavaco;
- A fita vermelha na cabeça de Santana Lopes;
- O excesso de velocidade do motorista do Paulo Portas;
- Etc., etc,

Mas nesses tempos não se chamavam fait-divers...
.

Anónimo disse...

"a sua reacção ao processo em curso e as suas repercursões em termos da sua credibilidade pessoal e política"

Que reação? Que eu saiba, ele não reagiu. E que reação queria que ele tivesse a tais idiotices, que de qualquer forma não o põem em causa a ele, e sim à UnI?

Se José Sócrates dissesse uma palavra que seja sobre estas idiotices, estar-se-ia a rebaixar ao nível delas. Ao não reagi, ele está-se a recusar a rebaixar-se. É tudo.

Eu não tenho ligado nada a esta história nojenta. No dia em que ouvir Sócrates a falar sobre ela, perderei o respeito por ele.

Ou seja, Sócrates mantem a sua credibilidade pessoal e política ao não reagir. Perderá a credibilidade quando o fizer.

Luís Lavoura

JLP disse...

"Que reação? Que eu saiba, ele não reagiu. E que reação queria que ele tivesse a tais idiotices, que de qualquer forma não o põem em causa a ele, e sim à UnI?"

A sua reacção foi remeter-se ao silêncio, e remeter a defesa da sua posição a portas travessas como ao seu ministro do ensino superior e ao ministro dos assuntos parlamentares. Ou achas que as suas intervenções foram livres, porque "lhes apeteceu", e sem qualquer concertação com o "boss"?

Além disso, como a "curiosa" sucessão de erros e gralhas que vai sendo divulgada o demonstram, os factos não se limitam à UNI. Aliás, as suspeitas que se têm erguido em relação a todo o processo da licenciatura sugerem a conivência entre Sócrates e a UNI, numa questão em que se sugere que tenha havido benefício pessoal do primeiro num esquema próximo do tráfico de influências.

Não são idiotices. São factos concretos, vários, que quanto a mim tornam o silêncio insustentável. Afinal, este teve mais do que tempo para se preparar no que toca à sua defesa. Foi somente o insistir na sua teimosia e na perspectiva de que nada deve e que não se "deve rebaixar" que referes que o colocou na situação em que está agora.

Tudo teria sido resolvido dizendo quando o problema surgiu que ele nunca exerceu engenharia, não foi eleito pelo mérito da sua carreira de (suposto) licenciado, e como tal que o facto era irrelevante para o julgamento que dele e do seu governo poderiam fazer. Que no resto, ele se sentia de consciência tranquila, e só podia oferecer às pessoas a sua palavra e a confiança de ter agido da forma que achava mais correcta.

Nada disso. Empurrou o problema com a barriga, na esperança que ninguém lhe iria pegar ou que, se pegasse, rapidamente seria abafado.

Errou nos cálculos. Fez uma má aposta. E como todas as apostas, vai ter que pagar a sua perda.

Quanto à perda de credibilidade anunciada para quando falar sobre o assunto, parece que esta está marcada para logo à noite...

Mentat disse...

"No dia em que ouvir Sócrates a falar sobre ela, perderei o respeito por ele."


Bem se for só o LL a perder o respeito por Sócrates, já não era nada mau...
Olha, eu por exemplo não posso perder uma coisa que nunca tive.
.

Mentat disse...

"Empurrou o problema com a barriga, na esperança que ninguém lhe iria pegar ou que, se pegasse, rapidamente seria abafado."

Exactamente.
Por mim, acho que ele está a pagar por uma atitude de arrogância que nem foi dele.
Lembram-se do :
"Habituem-se!!"
.

Mentat disse...

Caro JLP

Entretanto já reparou que o assunto da OTA quase que desapareceu...

Hoje o homem vai à TV, dá uma de coitadinho, nasceu pobrezinho, não era do Sporting, pais divorciados, teve que trabalhar logo de pequenino, etc, muitos absolutamentes e outros mentes...

Depois, ficamos todos a discutir mais 20 dias se as explicações são convincentes...
.

JLP disse...

"Entretanto já reparou que o assunto da OTA quase que desapareceu..."

Mais ou menos. Pelo menos ainda houve algum destaque nas notícias na ida do ministro das obras públicas à AR, e ao seu compromisso de aceitar estudos que indicassem outras opções melhores.

É obvio que a técnica dos fait-divers e das cortinas de fumo tem sido bem aproveitada por Sócrates. Mas também me parece que as pessoas vão aprendendo, e que os assuntos vão assumindo proporções tais que já não se iludem com meia dúzia de manobras de diversão.

Filipe Brás Almeida disse...

«Mas nesses tempos não se chamavam fait-divers...»

Nesses tempos eu não estava sequer neste país, ou então nunca dantes ouvi falar delas.

Portanto reitero o que já disse ajustando apenas um pouco a frase:

O caso da licenciatura do Sócrates é provavelmente o maior fait-divers da história deste país, desde que eu cá estou.