2007/03/13

Direito de propriedade

The villa now stands alone in a 30ft deep man-made pit in Chongqing city, reports Jinbao Daily.

The Chongqing Zhengsheng Real Estate Company wants to turn the area into a £40m 'Broadway' square, including apartments and a shopping mall.

But the owner of the villa says he won't move out unless the company pays his price - the equivalent of £1.3 million.

[...]

"He wants 20 million yuan, or he'll stay till the end of the world."

Ananova, via Boing Boing.
A notícia fala practicamente por ela própria. Mas o mais estranho, eventualmente, é que os factos relatados aconteçam na China, e não no nosso Ocidente suposto defensor da propriedade privada, entregue ao jugo do eminent domain e das expropriações mais ou menos selvagens.

3 comentários:

AA disse...

lindo!

Anónimo disse...

Pois o que eu tenho lido repetidas vezes é precisamente que os direitos de propriedade sao amplamente desrespeitados na China (e crescentemente também na Índia), que no seu afã de modernizarem as cidades e contruirem arranha-céus arrasam bairros inteiros pondo literalmente na rua dezenas de milhares de pessoas. Sem qualquer complacência e sem qualquer indemnização. Bulldoza-se tudo a sangue-frio.

Luís Lavoura

JLP disse...

Varo Luis Lavoura,

Também li no passado várias coisas que indiciavam nesse sentido.

Mas, e não contando com a possibilidade da notícia ser falsa, das duas uma: ou está a haver uma mudança na perspectiva em relação à propriedade privada (o que parece ser corroborado pela aprovação de legislação pioneira na China nesse sentido), ou então lá o senhor tem uma grande cunha no partido.

Ou então, a justificação poderá ser outra: a de em termos de obras públicas haver esse desrespeito, que parece ser corroborado por várias fontes, mas que no caso de disputas entre interesses privados, o estado se demita de intervir, o que se distamcia (infelizmente) das práticas ocidentais conhecidas.