2007/02/16

Descubra as diferenças

Venezuela's President Hugo Chavez has threatened to nationalise stores that sell meat above a government-set price.

The government says supermarkets have been artificially boosting prices of basic foods by manipulating stockpiles.

But critics blame regular food shortages on prices imposed four years ago, forcing shops to sell at a loss.

BBC News.
O projecto de lei do BE, que foi hoje discutido em plenário, previa a introdução de um regime de preços máximos na venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, de forma a permitir contrariar o que considera ser a "efectiva e continuada tendência de subida de preços" verificada após a liberalização do mercado destes produtos.

"Não havendo preço máximo estabelecido, os preços tendem a subir", afirmou o deputado do BE João Semedo, alertando para a "contínua subida" do preço dos medicamentos não sujeitos a receita médica desde que o Governo introduziu a "liberalização do local e preço de venda" deste tipo de medicamentos, há um ano.

[...]

"O Governo trata os medicamentos de venda livre como uma simples mercadoria", acusou o líder da bancada comunista, Bernardino Soares, adiantando que o PCP concorda com a introdução de um regime de preços máximos "para evitar exageros".

Pelo CDS-PP, o deputado Hélder Amaral admitiu que o seu partido deu um "acordo de princípio à liberalização do mercado" dos medicamentos não sujeitos a receita médica.

"Mas a liberalização do mercado é uma roleta russa", disse ainda o deputado do CDS-PP, concordando com a análise do BE de que se verificou uma subida dos preços.

Público Última Hora.

3 comentários:

Anónimo disse...

Há uma diferença substancial.

O Estado intervem no mercado dos medicamentos, negociando com as farmacêuticas os preços de venda.

É verosímil que as farmacêuticas se "vinguem" de serem obrigadas a vender certos medicamentos a preços convencionados com o Estado, "carregando" em compensação nos preços dos medicamentos liberalizados.

Anónimo disse...

A dificuldade é mesmo descobrir as semelhanças

AA disse...

"Mas a liberalização do mercado é uma roleta russa"

incrível como o CDS acerta sempre na câmara preenchida...