Modelo nórdico
Sweden's centre-right opposition bloc has defeated the ruling Social Democrat party in the country's closest-fought general election for decades.
Moderate party leader Fredrik Reinfeldt declared victory as near-complete results gave him a 1% lead.
Mr Reinfeldt, who had promised to cut taxes and reform Sweden's cradle-to-grave welfare state, took to the stage in front of supporters with his arms raised.
Eu diria que está na hora dos grandes defensores do modelo de desenvolvimento nórdico sairem do armário.
3 comentários:
POr cá também umas cara jeitosas e uns corpitos danone a passear na rua. Olha por exemplo as gajas do anuncio da optimus que anda aí na rua são bem giras e são todas portuguesas e nem modelos são. e não tem manias já liguei para algumas e são muita simpáticas.
Se eu sou um defensor do modelo nórdico, não sei nem me interessa. O que não sou de certeza absoluta, é revisionista. Não seria capaz de dizer que um modelo X não funciona, não serve e não tem utilidade, quando todos os factos me contrariam.
Switzerland, Finland, Sweden, Denmark and Singapore all overtook the U.S em termos de competitividade económica.
Tanto o partido Moderado, como a aliança vencedora, não obteve um mandato para alterar um modelo social tradicional sueco, que continua a ter uma enorme relevância no povo daquele país. Alias nem é isso que consta no seu programa eleitoral. Penso que num estado democrático moderno, será muito difícil obter um resultado eleitoral que seja um mandato para alterar profundamente o sistema. Considero um exemplo clássico disso as eleições Canadianas de 1993, quando o então partido conservador foi varrido do parlamento. De uma maioria de 169 deputados, passaram a ter apenas dois, enquanto o Partido Liberal Canadiano vencia categoricamente as eleições.
De qualquer forma fiquei bastante contente pela maior representatividade conseguida pelo "Liberal People's Party" ou Folkparteit em Sueco.
E já agora... grande gaja. :D
Enviar um comentário