2006/04/18

Do mesmo autor de "Economics for dummies" (refinação)

Numa pequena comunidade existem 150 indivíduos activos. Nessa mesma comunidade existem duas empresas, únicos empregadores. Uma das empresas produz casacos côr-de-laranja e a outra casacos côr-de-rosa. No passado notou-se que existe uma correlação perfeitamente negativa entre as vendas das empresas: quando uma empresa se encontra em expansão, a outra encontra-se em recessão e vice-versa. Neste caso consideremos que a empresa laranja está a expandir as suas vendas no 1º período e em retracção no 2º periodo. Num período de expansão uma empresa necessita de 100 trabalhadores, num periodo de recessão, apenas 50.

Consideremos 3 situações:
i) Existe flexibilidade total no mercado trabalho.
ii) O mercado de trabalho é rígido e os gestores da empresa conseguem antecipar os ciclos.
iii) O mercado de trabalho é rígido e os gestores da empresa não conseguem antecipar os ciclos.

O que acontecerá à taxa de desemprego em cada um dos casos?

i) No 1º período em que a empresa laranja se encontra em expansão irá contratar 100 trabalhadores, e a empresa rosa, em recessão, irá contratar 50. No segundo período, como há flexibilidade laboral, a empresa laranja irá despedir 50 trabalhadores que serão absorvidos pela empresa rosa, agora com mais necessidades de pessoal.
Taxa de desemprego na 1ª fase: 0%
Taxa de desemprefo na 2ª fase: 0%

ii)Em ambos os períodos, ambas as empresas irão contratar 50 trabalhadores porque sabem que no período recessivo não os poderão despedir.
Taxa de desemprego na 1ª fase: 33%
Taxa de desemprego na 2ª fase: 33%

iii)Não conseguindo antecipar o ciclo recessivo que se aproxima, a empresa laranja contrata 100 pessoas no 1º período. No período recessivo a empresa, forçada a manter os 100 trabalhadores, vai à falência. A empresa cor de rosa irá contratar 50 no 1º periodo e manterá o mesmo número no 2º periodo pelas razões apontadas anteriormente.
Taxa de desemprego na 1ª fase: 0%
Taxa de desemprego na 2ª fase: 67%

Notar ainda que na situação ii) aqueles que estão desempregados na 2ª fase já o estavam desde a 1ª fase. Ou seja, favorece-se o desemprego de longa duração.

Sem comentários: