2009/07/05

reabilitação urbana

O programa eleitoral do Bloco de Esquerda propõe um plano de investimentos públicos na requalificação urbana como forma que reanimar a economia que implica um investimento de 500 milhões de euros em cinco anos.
(Expresso, hoje)

Esta ideia está interessante. Pelo que percebi, o Estado reabilita e põe a arrendar durante 5 anos (recebendo as rendas). Ao fim de 5 anos, devolve aos proprietários.

3 comentários:

António de Almeida disse...

Arrenda por que preço? Fixado por quem? Contrato de arrendamento de 5 anos? Normalmente serão necessárias novas obras, decorrido esse prazo. E durante os 5 anos? Existirá isenção de IMI? Falta muita informação.

Vítor Jesus disse...

Concordo que há demasiados pormenores em aberto e, eventualmente, incompatíveis entre si.

Mas eu estou a imaginar aqueles prédios devolutos (ou até casas muito degradadas). Havendo um sistema credível em que os imóveis são seleccionados com base em regras de mercado (é o grande ponto fraco que pode tornar isto tudo inviável), muitos processos de impossível resolução teriam andamento sem uma solução coerciva, onde os direitos de todas as partes são cilindrados.

Aliás, o Estado já tem de se chegar à frente com a lei das rendas se quer proteger tanto inquilinos como senhorios. Porque não assim?

No mínimo, a ideia parece-me merecer discussão e uma série de garantias têm de ficar escritas, e.g., os imóveis têm de ser devolvidos ao mercado ao fim de um tempo razoável, o investimento tem de se se pagar a si mesmo em boa medida, etc.

Anónimo disse...

Tinha uma ideia melhor: Demoli-los.