2009/04/23

uma semana depois

Por múltiplas razões, há uma semana que não leio quase nada e só me sobra tempo para ouvir os telejornais enquanto aqueço uma sopa no microondas. Tem muitas desvantagens perder o pé; mas há uma enorme vantagem. Consiste na oportunidade de poder fazer um resumo destes:

- a Ana Gomes sentiu-se ferida na honra após declarações de Guilherme Silva (GS) em que diz que é uma "falsa candidata"; AG defende-se lembrando que GS acumula vários cargos. Uma espécie de guerra unilateral do "tu és pior do que eu".

- e depois vem o João Miranda perguntar: "É minha convicção que Elisa Ferreira e Ana Gomes concorrem (...) não importando o cargo em que as vão servir.". Ou seja, sendo quase certo que pelo menos para vereadoras serão eleitas, a questão é muito pertinente.

- Não vi o Prós&Contras mas parece que lembraram ao Professor-Doutor-de-Coimbra-Meu-Deus que títulos não são sinónimo de mérito e capacidade. Em particular, parece que Paulo Rangel esteve muito bem, o que não me surpreende. A qualidade do homem como político com Pê grande lembra-me disto: quanto mais se diz que MFL não tem jeito para a política, mais vontade me dá em apoia-la. É bem possível que o PSD "desajeitado" do momento seja um dos melhores PSD's dos últimos tempos. E aqui há que lembrar a purga que Marques Mendes realizou na altura. Preparou caminho para a eventual requalificação do PSD e da política nacional. Oxalá. Se Cravinho ganhasse mais importância no PS, a vontade de fugir para outras latitudes talvez diminuisse.

- Metade dos blogs que acompanho são de Esquerda/Não-liberais. Faço questão que assim seja para manter uma certa lucidez e equilíbrio. Mas é verdade que só há três bloggers a cujos escritos dou realmente atenção. São o Carlos Santos (a quem ainda tenho de responder), o Valupi e o João Rodrigues n'Os Ladrões de Bicicletas.

- A respeito da questão do salário mínimo levantada n'O Afilhado, o TMR pôs-se a jeito e o Carlos Santos deu cabo dele (à sua maneira, com pavio devidamente curto...). Mas ainda há alguém que defenda que o mercado funciona da forma como o TMR acha? Haver ou não imposição do SMN é uma discussão aberta e eu tenho até alguma tendência para defender a abolição do SMN. Mas uma coisa é certa: não é pelas razões que o TMR argumenta. E nem é preciso conseguir provar a existência de nenhum Nash equilibrium. Muitas vezes basta bom-senso.

- Já o Valupi tem três tipos de posts: os que digo "sim, sr, muito bem tirando aquele e este pormenor", os que mostram uma capacidade de sátira invulgar e estes.

- Já quanto ao João Rodrigues, acompanho há pouco tempo e ainda não tenho opinião formada. Mas sabe defender teses de esquerda e mais vale um JR do que 1000 Danieis Oliveiras ou 100 Migueles Portas.

1 comentário:

Tiago Moreira Ramalho disse...

a referência teve piada, sim senhor.

desculpe lá ser tão out-fashion na forma como encaro o mercado. sou um tradicionalista.

quando quiser discutir qualquer coisa para além de comprimentos de pavios, disponha.