2009/04/02

publicidade

A publicidade é daqueles temas que me desconcerta. Há alturas em que me irrita de tal forma a falta de ética de certas marcas que chego a pensar se não seria melhor proibir os aspectos mais artísticos da publicidade. Descansem que eu sei que isto seria um enorme disparate, principalmente porque a função da publicidade está muito mais ligada ao estabelecimento de relações de confiança e menos à venda pura do produto embalado. Mas isto tem de mudar de alguma forma. Não sei é como.

Um dos anúncios na TV mais emblemáticos é aquele do Kinder Bueno (?) que tem "mais leite e menos cacau", que contem importantes nutrientes do leite e que até as mães gostam.

Dificilmente há golpe mais baixo pela forma ondulosa de associar o produto ao leite. Aliás, eu não sei que tipo de mãe dá aquilo aos seus filhos convencida que os está a alimentar como mandam as regras.

Entretanto, surgiu outro: o da Coca-Cola. Este tenta desmontar os mitos associados à bebida; por exemplo, o de que desentope canos. Basicamente, a mensagem parece ser esta: não só é tão perigoso beber coca-cola como passar o sal de mão-em-mão. Aliás, as mães (lá estão elas outra vez) são distributidoras de felicidade em geral, principalmente aquelas que se vêm no anúncio a colocar Coca-Cola na mesa de jantar posta.

Lembrei-me disto a propósito desta notícia no El País:
Coca Cola rectificará sus anuncios en la prensa australiana por "engañosos"

Sem comentários: