2009/02/07

Francisco Louçã


Penso não ser a única pessoa que assume não conseguir compreender e "alcançar" a personalidade de FL. Parece-me até que praticamente ninguém percebe muito bem o pensamento do homem, ainda que a ninguém deve surpreender que diga "o capital nada faz; é o trabalho que tudo faz".

É por isso que é abismalmente mais interessante do que a história dos coelhinhos o mas nesta frase (por volta do minuto 2:30):

Eu sei que é dificil; eu sei que interfere. Mas, sim senhor, em anos excepcionais, é quando se vê a coragem das medidas excepcionais.


Surpreendeu-me pela positiva. Ele sabe o que diz e pareceu-me ter escolhido cuidadosamente as palavras: ele sabe que "interfere" e ele sublinhou a excepcionalidade "das medidas excepcionais".

Dificilmente FL me convenceria da benignidade das medidas que propõe, mas o que disse é surpreendentemente maduro e uma lufada de ar fresco. A frase é perfeita: por um lado, é ideologicamente coerente; por outro, atrai eleitorado sem pecado porque ele acredita no que diz. Pode estar errado, como julgo que está, mas em vez de um circo com um número de coelhos, vejo um airoso debate ideológico.

E a honestidade impõe que eu diga isto: there's a chance that, actually, he is right and we are wrong.

Sem comentários: