2009/01/30

Responsabilidade Social dos Bancos

Um banco, como qualquer outra empresa, tem recursos limitados. Tudo aquilo que gastar com responsabilidade social, deixa de poder aplicar na sua função de financiamento e gestão de poupanças dos agentes económicos. Haverá sempre um trade-off entre estas duas funções. Claro que a organização, sistemas e processos de um banco são desenhados para cumprir a sua principal função, e é nessa função que é mais eficiente. Qualquer desvio de recursos para um função social, tornará a utilização de recursos menos eficiente.
Com os lucros obtidos pela utilização eficiente de recursos, os accionistas dos bancos são livres de exercer acções de responsabilidade social, ou pagar a quem se especializa em fazê-las, de acordo com a sua consciência.

1 comentário:

L. Rodrigues disse...

A primeira responsabilidade social das empresas é oferecer condições decentes de remuneração e trabalho aos seus empregados.
Tratar os seus trabalhadores como meras despesas a minimizar, não lhes retribuindo qualquer recompensa por ganhos de produtividade, e usando de prepotência e chantagem como os principais motivadores, para depois fazer umas "acções de responsabilidade social" para aparecer nos jornais, é apenas teatro. E mau.