2008/05/26

Plano estratégico MFL

(...) Ao Estado compete definir o quadro estratégico de desenvolvimento para o País e assegurar as condições para que os agentes económicos possam, com a sua iniciativa e o seu dinamismo, elevar o País a novos níveis de crescimento económico sustentado. (...)
Nós limitamos, taxamos e subsidiamos como entendemos. Mas vocês podem criar e produzir à vontade (sim Filipe, também me fez lembrar uns diálogos de "Atlas Shrugged").

E esta:
(...) Esse objectivo só pode ser atingido se o Estado, em vez de se comportar como um empecilho para as empresas, se empenhar no apoio ao empreendedorismo e à iniciativa privada. (...)
Uma apologia à "boa intervenção" do Estado. Vai continuar a fazer e a acontecer. Mas agora será diferente e para melhor. Agora é que o Estado vai resolver os problemas económicos e logo os problemas sociais.

Os textos foram retirados daqui. Tenho a dizer que no geral fiquei positivamente surpreendido mesmo que estas passagens não sejam as mais "sociais". Votarei no PSD de MFL se esta ganhar. Infelizmente o intervencionimo e dirigismo do Estado com todas as preocupações sociais benfazejas estão lá. Não há uma diferença nos objectivos para o PS de Sócrates. Apenas se propõe a fazer melhor. E não duvido que MFL faria melhor que o Engº Sócrates. Continuo no entanto a preferir uma candidatura que defende a alteração do Estado por princípio e independentemente de contingências e de aspirações "sociais".

Sem comentários: