2008/05/29

Especuladores e usurários (3)

Em economias planificadas o preço e a quantidade de um bem reflectem o que planeadores centrais estimaram como o correcto considerando todos os factores da oferta e da procura que conhecem e que conseguem trabalhar. O planeador central, no mínimo, dita o preço a que o bem será transacionado e a quantidade a ser produzida e/ou importada.

Em economias planificadas o "especulador" é um fora da lei. É um agente do mercado paralelo. O especulador explora a rigidez do sistema e as falhas de cálculo dos planeadores. Os especuladores tipicamente acumulam bens, ou seja açambarcam bens, que sabem que irão conseguir vender fora do mercado estatal com margens elevadas.

No léxico de uma economia planificada "especuladores" e "açambarcadores" são foras da lei que se aproveitam do facto da população viver à mercê de planeadores centrais para obter "lucros escandalosos". Nestas economias "especuladores" e "açambarcadores" são vilões e obtêm "lucros escandalosos".

Uma novidade: Não vivemos em uma economia planeada. Agora podem começar a tentar entender como funcionam os mercados e o papel dos preços em vez de andar atrás dos papões dos livrinhos vermelhos.

Sem comentários: