Condicionamento industrial e os combustíveis
Como bem ensinou o Prof. Salazar e como bem aprenderam os sucessivos governantes que o seguiram nas últimas décadas uma das melhores formas de controlar um sector é regulando a entrada, manutenção e a saída de um mercado.
Todos podem participar no mercado de combustíveis em Portugal. Todos podem refinar. Todos podem ser grossistas. Todos podem ser distribuidores ao consumidor final. Desde que os diferentes ministérios, secretariados, juntas, institutos, vereações e associações concordem que os regulamentos estão a ser cumpridos. Desde que as licenças, taxas, impostos, incentivos, contribuições, comparticipações sejam pagas.
Querem que haja concorrência em preço? Não é suficiente que por decreto o preço seja livre. É necessário que removam as barreiras à entrada e a miríade de restrições ao funcionamento. Os nossos governantes verbalizam a preocupação com os consumidores e agem preocupados com os fornecedores.
A melhor frase que eu ouvi sobre este mercado:
"Acho lindamente que XXXX queira abrir postos. Mas porque é que quer abrir em YYYY, tão perto do posto ZZZZ? Seria facílimo, rápido e sem dificuldades nem inconvenientes para ninguem XXXX abrir em WWWW...depois queixam-se."Podem abrir desde que não façam concorrência. Se quiserem fazer concorrência terão de ter paciência e pagar às pessoas certas para transformar essas dificuldades em facilidades.
Sem concorrência na oferta não há concorrência em preços.
PS: Não sei nem quero saber se o preço está demasiado alto ou demasiado baixo. Tenho a certeza é que não é um preço fruto de mercado livre...
PS2: Para mais referências técnicas ler sobre o velhinho mas sempre actual modelo de Hotelling
Sem comentários:
Enviar um comentário