2008/03/05

Ich bin auch ein Nordkoreaner

Shoot to Kill!

As autoridades da Coreia do Norte executaram, no passado dia 20 de Fevereiro, treze mulheres e dois homens, acusados de entrarem ilegalmente na China. O objectivo era a busca de alimentos, revela a associação humanitária sul-coreana, ‘Good Friends’. De acordo com a ‘Good Friends’, com sede em Seul, estas execuções públicas terão ocorrido, na cidade de Onseong, nordeste do país.

Citando um responsável local anónimo, a associação diz que as execuções destinaram-se a desaconselhar a entrada ilegal na China, que se revela cada vez mais numerosa, de pessoas provenientes do outro lado da fronteira. Milhares de norte-coreanos tentam a sua sorte na tentativa de atravessar a fronteira, em virtude da pobreza alimentar crónica e da repressão vivida na Coreia do Norte, no entanto, são geralmente repatriados.

Segundo associações internacionais de defesa dos Direitos Humanos, o repatriamento para a Coreia do Norte, após uma fuga do país, pode ter como consequências a prisão num campo de trabalhos forçados, tortura, ou execução sumária.
Enquanto morrem milhares de pessoas à fome na Coreia do Norte, e este tipo de eventos ocorrem, nada se ouve na nossa imprensa. Na ordem do dia está a corrupção num jogo cuja consequência é uma bola entrar numa rede e algumas pessoas contentarem-se com isso, os critérios de avaliação dos professores portugueses, e as explicações da ministra em como e porque deve ser proibido chumbar nas escolas portuguesas, e quando de direitos humanos se fala, remetem-nos inevitavelmente para uma tal de base de Guantanamo, onde se encontram não estes nefastos refugiados, mas antes uns inócuos terroristas.

8 comentários:

Rouxinol disse...

"remetem-nos inevitavelmente para uma tal de base de Guantanamo, onde se encontram não estes nefastos refugiados, mas antes uns inócuos terroristas."

Dois errados não fazem um certo. Como é que sabes quem é terrorista e quem não é, se não há um tribunal que prove isso, e os presumíveis terroristas não são sequer autorizados a saber do que estão acusados, quanto mais a puderem defender-se dessas acusações??

Rouxinol disse...

"e as explicações da ministra em como e porque deve ser proibido chumbar nas escolas portuguesas"

Isto refere-se a quê?!

Filipe Melo Sousa disse...

Será mesmo que os presos de Guantanamo não sabem o que fizeram? Devem ter feito algo bem pior do que procurar comida..

Anónimo disse...

O Filipe não tem em conta um dado fundamental: enquanto que nós pouco ou nada podemos fazer para mudar a natureza do regime norte-coreano, podemos fazer alguma coisa para mudar o destino dos presos de Guantánamo.

Não vale muito a pena debatermos assuntos que em nada influenciamos ou podemos influenciar. Mas vale muito a pena debatermos assuntos que podemos influenciar e nos quais temos alguma responsabilidade.

Sob o ponto de vista moral, é perfeitamente estéril indignarmo-nos com as maldades que se passam na Coreia do Norte. Mas tem algum significado moral indignarmo-nos com o que se passa em Guantánamo, pois é algo que, ainda que muito indiretamente, podemos influenciar.

Luís Lavoura

Rouxinol disse...

"Será mesmo que os presos de Guantanamo não sabem o que fizeram? Devem ter feito algo bem pior do que procurar comida.."

Aí entramos no domínio da fé.
Num país civilizado, eu sei que fulano é criminoso porque ficou provado por a+b, em tribunal.
Enterrado que está o habeas corpus, eu não tenho nada para julgar. Outros terão a fé.
Se isto não for suficiente, há aqui um vídeo mais elaborado.

Mentat disse...

"Sob o ponto de vista moral, é perfeitamente estéril indignarmo-nos com as maldades que se passam na Coreia do Norte. Mas tem algum significado moral indignarmo-nos com o que se passa em Guantánamo, pois é algo que, ainda que muito indiretamente, podemos influenciar."

Resumindo e concluindo é perfeitamente estéril indignarmo-nos com o que se passa ou passou em qualquer ditadura actual ou presente.
O que é moralmente correcto é preocuparmo-nos com o que se passa nos estados de direito democrático, mesmo que esses estados tenham dentro de si todos os mecanismos de auto-correcção.

Nunca tinha lido uma tão perfeita confissão de cobardia moral e de desprezo pela humanidade.
.

Mentat disse...

Caro Filipe

Espere, que ainda vai ler em qualquer lado (provavelmente da boca da Ana Gomes), que a culpa é do Bush.
Ou porque se atrasou a entregar alguma remessa de alimentos, ou porque fez subir o preço dos ceriais graças ao bio-disel, ou por qualquer outro motivo qualquer.
Mas a culpa é de certeza dos EUA.
.

Ricardo Ferreira disse...

Também não nos devemos esquecer dos assassínios perpretados pelo exercito israelita e pelo Hamas.