2008/01/22

A evasão fiscal é um flagelo

A evasão fiscal é um flagelo, sim, para quem habitualmente conta com a comparticipação do Estado. Frase repetida ad nauseam. A Direcção-Geral dos Impostos lançou assim a célebre campanha «Peça a Factura», pedindo a cada contribuinte para ajudar a entregar o ouro ao bandido, e fazer assim subir o preço dos menus nos restaurantes.

A evasão fiscal é um flagelo para o ladrão, e um flagelo com o qual me congratulo – muito. Neste jogo do justo e do usurpador que se julga legítimo, a natureza defende-se e encontra mecanismos de imunidade. O usurpador dispõe de meios massivos de propaganda que surtem algum efeito junto de pessoas bem intencionadas, cingindo assim a sua propaganda no plano moral. Já para pessoas mais tacanhas, o discurso tem de se centrar na inveja daquele que consegue fugir ao agressor, fazendo-o desejar um mal igual a alguém que não tem culpa do saque que lhe é infringido.

1 comentário:

Anónimo disse...

"A evasão fiscal é um flagelo para o ladrão, e um flagelo com o qual me congratulo – muito".
O teu nível intelectual é cómico... Em relação às estradas por exemplo deixaremos aos privados a tarefa de as construirem - talvez os fabricantes de carros as financiem - e já agora financiam os hospitais e escolas... Por isso é que não existe o terceiro mundo - é uma invenção dos anti-capitalistas.