2007/10/15

Televisão pública

Não compreendo este alarido à volta das declarações de José Rodrigues dos Santos.

A RTP é detida a 100% pelo estado. O governo de cada momento tem autoridade sobre a administração da RTP. O que parece novidade, mas não acredito que seja, é que os governos usam desta autoridade.

Querem que o governo deixe de usar da sua autoridade sobre a RTP?

Se quiserem, é fácil. Tirem a autoridade ao governo. Por completo, já agora. Privatizem a RTP. Mas não querem, pois não? Por isso é que não compreendo este alarido à volta das declarações de José Rodrigues dos Santos.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Ricardo Francisco confunde "Estado" com "governo". (Trata-se de uma confusão muito comum entre os portugueses, os quais, educados pelo regime do Estado Novo, tendem a identificar todo o poder do Estado como estando concentrado no governo - como é típico de qualquer regime autoritário.) De facto, da frase (correta) "A RTP é detida a 100% pelo Estado" não se deve poder deduzir a frase "O governo de cada momento tem autoridade sobre a administração da RTP". Porque a autoridade do Estado não deriva toda do governo: há também a Assembleia da República, os tribunais, autoridades reguladoras, etc.

Repare o Ricardo Francisco que há muitos outros países, por exemplo o Reino Unido, onde há estações de televisão estatais, e em muitos desses países é ponto assente que os governos não podem, a qualquer momento e a seu bel-prazer, inteferir na administração dessas televisões. (Não podem e não interferem, de facto.) Precisamente porque, nesses países, o Estado não se confunde com o governo.

Luís Lavoura

Ricardo G. Francisco disse...

Luís,


Acredite que não confundo governo estado.

Tem alguma dúvida que o governo tinha e tem autoridade sobre a RTP?

Anónimo disse...

"Tem alguma dúvida que o governo tinha e tem autoridade sobre a RTP?"

Não tenho qualquer dúvida.

Mas não deduzo daí que a única solução, ou a melhor solução, seja privatizar a RTP.

Desgovernamentalizar a RTP não implica, necessariamente, privatizá-la. Tal como eu disse, há noutros países televisões estatais que estão, largamente, desgovernamentalizadas.

Luís Lavoura

Ricardo G. Francisco disse...

Luís,

Enquanto a administração e o orçamento da RTP dependerem do governo não há desgovernamentalização. Tal como nunca haverá de Entidades reguladoras independentes. Aplicar a palavra independente até se torna ridículo nestes contextos.

E nem estou a discutir se em tese o estado deve ou não ser proprietário de meios de comunicação social...

Ricardo G. Francisco disse...

Vejo como única solução até porque nunca vi a apresentarem outra que nãos eja lírica ou apra atirar areia para os olhos dos cidadãos deste país.