2007/10/27

O mau islão

O ramadão terminou há pouco mais de duas semanas. Nos países da região do golfo, a seguir ao ramadão há um período de férias de cerca de uma semana (varia de país para país) chamado Eid. Durante esse período muitos homens viajam sozinhos para alguns países asiáticos, sendo o destino mais comum a Tailândia.
Na semana seguinte ao Eid, acontece um fenómeno que se tem acentuado nos últimos anos: as clínicas enchem-se de mulheres com doenças sexualmente transmissíveis e marcas de violência doméstica. Sem saberem como, nem porquê, vêem-se culpadas de um crime que não cometeram. Para algumas as análises de sangue revelam condenações à morte, mas a maioria não chega a ter tempo para sentir o desenrolar da doença. É a hipocrisia das sociedades moralistas.
E quem não concordar comigo, é marxista.

3 comentários:

Cirilo Marinho disse...

Foi preciso esperar uns mesitos para começares a debitar umas postas etnográficas. Mas tudo bem, estás perdoado. Hoje sinto-me ocidentalista moderado.

Já agora, sendo ligeiramente marxista, existem alguns dados sobre a afluência às mesquitas no pós-gueixa?

É que para além do affaire "mulheres com pouco jeito", também alguns fiéis serão capazes de duvidar da omnipotência e da sabedoria do venerável Alá.

Anónimo disse...

Não vejo o que é que estes maus hábitos dos árabes têm a ver com o Islão.

Creio que também há muitos homens não muçulmanos que têm comportamentos semelhantes, em termos de viagens à Tailândia, etc.

O CGP deveria passar uns tempitos na Índia para saber o que é machismo a sério.

Carlos Guimarães Pinto disse...

Cirilo, já sabes que isto demora uns tempos até saber o suficiente para poder falar. Para falar sem saber, já bastam os meus posts sobre todos os outros assuntos.


"O CGP deveria passar uns tempitos na Índia para saber o que é machismo a sério."

Anónimo, 6 meses chega? Já agora, em que parte da Índia esteve?
Repare que eu falo em sociedades moralistas, tomando esta como exemplo mas nunca dizendo que é caso único.