2007/06/25

O tabaco até dá muito jeito

Despesas do estado com o tabaco:

Segundo uma estimativa divulgada pelo Infarmed, o tabaco foi responsável por custos na ordem dos 434 milhões de euros em internamentos hospitalares, medicamentos, consultas e exames, só em 2005, segundo uma estimativa divulgada hoje pelo Infarmed.

De acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade Católica Portuguesa e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, os internamentos motivados pelo tabagismo custaram 126 milhões de euros, uma verba que acresce aos mais de 308 milhões gastos em medicamentos, consultas e meios complementares de diagnóstico.

RTP.
Valor de receita do imposto de consumo sobre o tabaco inscrita no Orçamento de Estado de 2007 (pdf): 1.395.000.000 Euros

E ainda falta o IVA...

2 comentários:

Anónimo disse...

Outra coisa em que o tabaco dá muito jeito, até mais do que o imposto, creio, é que o tabaco contribui para matar mais cedo muitos indivíduos que, caso contrário, viveriam até aos 100 anos e dariam montes de despesa à Segurança Social.

Por exemplo, o meu vizinho, fumador compulsivo, foi levado por um cancro de pulmão aos 60 anos de idade, quando ainda trabalhava. Não deu despesa nenhuma à Segurança Social, que poupou com o vício dele milhares de euros em pensões de reforma.

Luís Lavoura

Anónimo disse...

Falta saber como foi calculado o valor indicado. A maioria dos custos não acredito que possam ser imputados directamente.