2007/06/18

A Filosofia e o conhecimento dos fundamentos do Liberalismo fazem mesmo muita falta

O Liberalismo por seu lado, tem nos seus fudamentos a ausência de doutrinas, mas não de valores. O pragmatismo associado ao liberalismo é baseado nos princípios da dialética Socrática. Estes princípios foram trazidos até nós pelo seu seguidor, admirador e provavelmente amante Platão, que foi o autor daquela que eu considero a maior obra literária da Humanidade " a República".

Hugo Garcia, Vice-Presidente Área de Política do Movimento Liberal Social.
Estive recentemente a reler A República e este debate em torno do mérito e do não-mérito fez-me lembrar uma coisa muito interessante.

(...)

E é neste sentido que de facto posso arguir o seguinte: a meritocracia corresponde a este platonismo da intenção, o que os conservadores (que em Portugal gostam de se chamar liberais, mas ao que parece pelo que leio no Arte da Fuga também já são anarquistas - qualquer dia vê-los-ei a ser marxistas-leninistas) pretendem (e sempre pretenderam, é essa a sua natureza) corresponde a este platonismo do método.

Igor Caldeira, recente tarefeiro de polémica.

4 comentários:

Ricardo G. Francisco disse...

Por estas e por outras é que eu só cito o Che Guevara...ou o João Rodrigues.

Cirilo Marinho disse...

Começa a fazer sentido deixar de falar em dementes.

Igor Caldeira disse...

Tareferiro de polémicas é muito bom. Sempre é mais simpático do que o que eu penso de vocês!

Um abraço!

Anónimo disse...

entenderia mmmmmmmmmmmmmmmmmais c vocs falassen menas bobagens eu nao gosto d vcs xab pq vcs nasceram para filosofar cdfs fala serio mas eu sou psicologa rsrsrsrsrs