2007/05/04

Aviso a todos os profissionais do ramo

Daniel Oliveira promete complacência a quem lhe roube até €3,99.

3 comentários:

JB disse...

Não percebo como é que isto vai sequer a tribunal. Sinceramente, percebo perfeitamente o Daniel Oliveira. É ridículo que isto seja resolvido num julgamento. Uma coisa é o que a lei diz (sendo o furto de quantias irrisórias crime); outra coisa é o que manda o bom senso.

Daniel Oliveira disse...

Prometo toda a complacência a quem me roube 3,99 euros. E sobretudo prometo não obrigar os contribuintes a gastar centenas de euros para punir quem me roube 3,99 euros. E sobretudo prometo não ser tão mesquinho ao ponto de levar uma mulher de 70 anos a tribunal por causa de 3,99 euros. E nisto tudo parece-me que sou um bocadinho mais razoável que o senhor.

JLP disse...

JB e Daniel Oliveira,

Presumo então que achem que o Ministério Público só deve avançar com casos que justifiquem em termos de recursos investidos vs. valores envolvidos?

É que isso, quanto a mim, é em grande parte a negação do direito penal, e torna letra morta grande parte do direito. Ou se admite que existe também uma missão dissuasora da intervenção do MP, e que esta não se limita a "repôr a situação anterior ao crime", ou então o que acrescenta a parte criminal a uma mera questão cível de "danos patrimoniais" entre as duas "partes" (uma delas, naturalmente, engajada à força)?

Já agora, ao fim de quantas vezes e de quantas pessoas diferentes a roubarem-lhe €3,99 é que o Daniel Oliveira se queixa? Pode ser um por cada dia da semana?

É que, como são crimes todos eles separados, são todos para ignorar e para se ser "razoável", não é?