2007/02/05

Porque queremos todos diminuír o número de abortos?

Tanto os movimentos do SIM como do NÃO, afirmam que caso vença a sua pretensão o número de abortos (total e não só até às 10 semanas) irá diminuír, e vêem isso como uma coisa boa. Porque é que a diminuição do número de abortos é uma coisa boa?

3 comentários:

Anónimo disse...

O número de abortos só diminuirá se e quando houver suficiente educação sexual e suficiente utilização de contracetivos. Isto é verdade quer vença o Sim quer vença o Não. O número de abortos não irá diminuir, a curto prazo, só pelo facto de qualquer deles vencer. Penso que nenhum adepto razoável do Sim apregoa que o número de abortos diminuirá, a curto prazo, só pelo facto de o aborto ser despenalizado.

Luís Lavoura

Anónimo disse...

Não sei se uma diminuição do número de abortos é necessariamente uma coisa boa. Essa diminuição pode ter muitas causas, nem todas elas boas. Se a diminuição é alcançada por meio de obrigar as mulheres a parir crianças que elas não desejam, então a diminuição será uma coisa má. Se a diminuição fôr alcançada porque se obriga as pessoas à abstinência sexual, então também será uma coisa má.

Não considero o aborto de um embrião com meia-dúzia de semanas uma coisa má em si mesma. É, quando muito, má se fôr sinal de falta de educação sexual, falta de acesso a contracetivos, descuido sistemático, ou outras causas assim. Afora isso, nada há de mal no aborto em si mesmo.

Mas isto é a minha opinião puramente pessoal. Outros defensores do Sim terão certamente opiniões diferentes.

Luís Lavoura

AA disse...

1. porque é reconhecido que o aborto é uma experiência potencialmente traumática;

2. porque de ambos os lados há quem idealize uma sociedade sem abortos, e esteja disposto a usar o Estado para esse fim;