2007/02/27

Arranque auspicioso

Começou ontem (este ano mais tardiamente) o meu "estágio" de FantasPorto, uma daquelas coisas boas que se aguardam todos os anos com ansiedade e com a curiosidade de ver o que nos espera desta vez.

Desta vez, a primeira aposta foi para a produção norueguesa/islandesa The Bothersome Man (IMDB). Armado que vinha de vários prémios, entre os quais o da Semana da Crítica de Cannes '06, as espectativas não foram, quanto a mim, defraudadas. Armado com umas pontas corrosivas de humor tanto ao gosto do público do Fantas (para quem o for ver, atentem à cena do metro em meados do filme), é a história de um homem sem memória do passado que subitamente se vê numa cidade em que se vive um marasmo eterno onde tudo está disponível, desde o emprego até a uma esposa desejável ou mesmo ao dinheiro de bolso, tudo com um sorriso nos lábios e sem grandes confusões, e onde a morte nem sequer é uma solução. Onde as coisas perderam, desse modo, o sabor. Como diz uma personagem, desde o chocolate quente, às ratas e aos hamburguers.

O inconformismo do protagonista leva-o a tentar fugir do cinzento que o envolve e sofoca, e da multidão feliz por viver na sua animação suspensa dourada.

Quanto a mim, o filme acaba por poder ter uma leitura engraçada, à luz do Liberalismo. Acaba por mostrar uma sociedade igualitariamente perfeita, um efectivo Estado Social onde tudo, desde a sobrevivência (mesmo contra a vontade do indivíduo) até ao emprego, ao dinheiro e às companhias é acessível pela mera vontade. Onde o trabalho nesse emprego é um mero proforma opcional e onde todos estão seguros, mas não realizados. Onde o prazer se extinguiu, á falta da diferença e da ambição, e onde cada dia passa a ser uma rotina standardizada e funcionalizada.

E acaba por ser o constatar do protagonista que mais importante do que tudo isso, e a única coisa que dá significado a esses gestos, é a Liberdade.

Tenho um palpite que é filme para ganhar qualquer coisa no Fantas. Se for o caso, no Domingo há repetição.

Fica a sugestão.

Sem comentários: