2006/08/10

Malditas deslocalizações


A U2 Ldt, empresa que administra os direitos de autor da banda, avaliados em 690 milhões de euros, começou a transferência em Junho, segundo a imprensa irlandesa.

O governo criticou o artista porque, durante as campanhas de luta contra a pobreza no terceiro mundo, Bono apelou a Dublin que aumentasse as ajudas económicas destinadas aos países do terceiro mundo.

O porta-voz do Ministério da Finanças declarou que «tendo ouvido Bono falar da necessidade do Governo irlandês destinar mais fundos à Ireland Aid, surpreende-me que os U2 não estejam dispostos a contribuir de maneira igualitária com as taxas do Estado, como todos os contribuintes irlandeses».

Na Holanda não são aplicadas taxas sobre os direitos de autor (royalties).

Diário Digital, via A Fonte.
É curioso que alguém que incessantemente se apresenta como paladino de causas como o perdão da dívida dos países do terceiro mundo pelos países desenvolvidos titulares destas ou a da solidariedade destes para com os mais desfavorecidos, venha agora meter a viola no saco e abalar para paragens fiscalmente mais risonhas.

É no mínimo hipócrita que alguém que sempre defendeu alternativas socialistas e colectivizantes de solidariedade venha agora (quando se trata de dar o seu dinheirinho para a causa, também conhecido por "put your money where your mouth is") agir desta maneira. Sim, não me lembro de alguma vez ter ouvido Bono defender que os estados "civilizados" deveriam baixar os seus impostos para desse modo, mantendo as pessoas em seu poder mais riqueza, praticar caridade para com os desfavorecidos. Não, o descurso era sempre o da "maior solidariedade entre estados". Já ficamos todos a perceber quem é que deve pagar a factura: aqueles que não podem deslocalizar as royalties.

Assim fica a dúvida: será que Bono deslocalizou a empresa para deste modo doar individualmente o benefício fiscal ganho com tal atitude? É que, com o dinheiro dos outros é sempre muito mais fácil ser-se solidário.

(Cartoon via O Insurgente.)

2 comentários:

Anónimo disse...

Ou como diz o adágio mais velho do mundo olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço...
Mas o Bóno(s) deve ter bonas intenções!

Anónimo disse...

Acabar com a pobreza e instaurar a paz mundial é um autêntico disparate. O que seria depois da música POP?