2006/06/20

Motivos para não se gostar do Scolari

Depois de ter atingido o pior resultado de Portugal em Europeus nos últimos 6 anos, Scolari está a caminho de ser o treinador que levou a selecção portuguesa à sua terceira pior participação de sempre em mundiais. Aproveitando a onda de descontentamento, enumero aqui os melhores motivos para não gostar de Scolari:

1) É brasileiro. O aspecto forçado com que ele canta o hino é constrangedor. Para além disso, nota-se claramente que os festejos de golo são ensaiados. Ele está ali para receber dinheiro apenas, importa-se pouco se a equipa ganha ou não. Não respeita de todo as tradições portuguesas, a começar pela maior no nosso futebol: fazer contas. Desde sempre que Portugal tem de fazer contas no último jogo para se apurar para qualquer coisa. Desde que Scolari veio, Portugal passou a depender sempre de si próprio nos últimos jogos de apuramento para fases seguinte ou, heresia das heresias, passou a nem precisar do último jogo. Claramente Scolari, ao impedir os portugueses de fazer contas, está a chamar-nos todos de burros.

2) Não ganhou o Euro2004. Não me lembro da última selecção que tenha perdido um europeu em casa. Aliás, não é para o ganharem que os países os procuram organizar? Um europeu jogado em casa, com uma equipa de vedetas e o apoio incondicional do público não se pode perder em caso algum. Aliás, Agostinho Oliveira provou-o bem.

3) Só foi campeão mundial pelo Brasil porque qualquer um teria sido. Tal como qualquer um teria ganho a taça dos libertadores e campeonatos brasileiros pelo Grémio de Porto Alegre.

4) Tem sorte de só calhar em grupos com equipas fracas e, como se sabe, Portugal nunca dá hipóteses a equipas fracas.

5) Raramente faz alterações na sua equipa base. Não se vê qualquer razão para isto, para além da preguiça de mudar. Toda a gente sabe que o entrosamento entre os jogadores é automático e as selecções teriam imenso tempo para o desenvolver caso não fosse.

6) Scolari tem um estilo de liderança imbecil. Cria grandes cumplicidades com o grupo, utilizando a velha estratégia de inventar inimigos fora desse grupo e atacá-los. Tem uma atitude arrogante e muitas vezes insultuosa para quem o critica. Pessoas com estas características, tal como os anónimos em baixo, jamais teriam possibilidades de sucesso no mundo do futebol.


2 comentários:

Anónimo disse...

a inglaterra que o diga. o queria a todo custo. porque nao ficou com mourinho??? scolari é unanimidade na região sul do brasil. 10 vezes melhor que parreira. ele saiu porque quis. foi-lhe oferecido tudo pela CBF e nao quis. Negou-se a lebar Romario e ,,tinha razao. É UM VENCEDOR. fazer o quê???? chorem

Anónimo disse...

Scolari melhor que Parreira? O Brasil de 2002 foi bem pior do que o de 94 e precisou de ajudas para ganhar à Turquia e alguém roubar a Bélgica nos oitavos. Campeão mundial com o Brasil, que novidade, que mérito. O Parreira ganhou em 94, mas foi último em 82 com o Kuwait, em 90 com os EAU e em 98 com a A. Saudita. O Scolari não faria melhor.
Dos ingleses, se já têm o Eriksson é porque nem sabem escolher treinadores!