2006/05/02

Luís Lavoura - Best of

Luís Lavoura, membro daquele que aspira ser o primeiro movimento liberal português e ilustre blogueador:

"Leio no PÚBLICO de ontem que "A China [...] deseja [...] refrear os investimentos no imobiliário e noutros sectores considerados especulativos reduzindo o acesso ao crédito", e acho muito bem, e aplaudo a sabedoria dos dirigentes chineses. Portugal experimentou recentemente este fenómeno, que aliás é hoje mesmo corrente noutras economias europeias: um aumento brutal, contínuo e especulativo dos preços da habitação, alimentado pelo acesso cada vez mais fácil a crédito bancário. Os resultados deste processo são: uma população endividada, o país na sua totalidade endividado ao estrangeiro, um aumento irracional da construção, e preços que tornam a habitação inacessível a largos setores da população, a não ser que toda a gente se submeta a ficar endividada."

"foi imediatamente aplaudido por uma valente salva de palmas pela audiência."

"Por outro lado, que aquilo que o governo boliviano exige é "apenas" que a percentagem dos lucros paga pelas companhias extratoras ao Estado boliviano suba de 50%, como até aqui era o caso, para 82%.Ora, se tivermos em conta que, com as recentes subidas do preço do petróleo e -concomitantemente, pois um preço está em geral indexado ao outro - do gás natural, os lucros das companhias extratoras subiram fortemente,conclui-se que, provavelmente, os acionistas e os gestores das companhias extratoras não ficam a perder assim tanto com esta medida do governo boliviano. Provavelmente, vai continuar a ser apetecível para essas companhias investir na Bolívia, e vão continuar a receber lucros compensadores de tais investimentos."

E isto só nos 3 últimos posts. Acho que o Luís Lavoura merece "ser aplaudido por uma valente salva de palmas" de todos nós.

2 comentários:

FMP disse...

Como é que era aquela história no jornal do MLS "ser mesmo o oposto" do BE pois "as suas políticas econnómicas levariam ao caos "?

Na altura pensei que se estivessem a referir, sei lá, a nacionalizações compulsivas...

AA disse...

Liberalismo positivista. Não cansa de surpreender.