O estado é tão nosso amigo III
Na sequência do artigo do LT d'O Insurgente, que alerta para o anunciado aumendo do imposto sobre os produtos petrolíferos em junho próximo, o BrainstormZ no mesmo local meteu-se a fazer contas e concluiu:
Assumindo que um carro gasta, em média, 6,5 litros de gasolina aos 100 km, o preço do litro de combustível de 1,269 euros e uma carga fiscal de 63%, o seu proprietário pagará 8,25 euros por cada 100km percorridos. Destes, 5,20 euros são impostos!Eu próprio não resistí a prolongar o exercício, e pela análise do Orçamento de Estado para 2005 concluí:
- As receitas estimadas do Imposto sobre os produtos petrolíferos, o Imposto automóvel e os Impostos rodoviários ascenderam a 4,5 mil milhões de euros.
- Esse valor foi superior a 50% do total estimado de receita do IRS (7,9 mil milhões de euros).
- O orçamento do Ministério da Obras Públicas, Transportes e Comunicações (incluindo serviços integrados e autónomos) foi de 981 milhões de euros.
Além disso, considerando a densidade de 1 automóvel por cada 2 habitantes e uma população de 10,566,212 habitantes (correspondendo portanto a aproximadamente 5,3 milhões de automóveis), cada automóvel representou em média uma receita de €850 ao estado.
Destas considerações se poderá concluir da verdadeira galinha dos ovos de ouro que o automóvel é para o nosso estado, e também do sentido que fazem as declarações demonizadoras do automóvel de muitas das nossas organizações ambientalistas.
1 comentário:
Em vez de terem isso, fica mais barato andar a pé ou de transportes. Temos um dos países com maior média de carros por habitante. A média está a ligeiramente acima de 0.51 carro por cada habitante em portugal. É uma média brutal, quando comparada com a média espanhola 0.27 por habitante, ou a média de 0.12 da suécia.
Infelizmente as transportadoras tambem querem ter é lucros enormes... e acaba por dar que todos têm carro. Todos gastam...
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